Gaudium news > Falece Bispo diocesano de Guarulhos

Falece Bispo diocesano de Guarulhos

Guarulhos – São Paulo (Segunda-feira, 02-09-2013, Gaudium Press) Dom Joaquim Justino Carreira, Bispo da Diocese de Guarulhos, em São Paulo, faleceu na noite deste último domingo, 1º, vítima de câncer.

Desde o dia 24 de agosto, Dom Joaquim encontrava-se internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital AC Camargo, especializado no tratamento de câncer.dom_joaquim_justino_carreira_smart.jpg

De acordo com nota da Diocese de Guarulhos, publicada no dia 25 de agosto, o prelado havia sido submetido a sessões de quimioterapia, desde 5 de março.

Ainda segundo a diocese, as celebrações exequiais serão realizadas na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Guarulhos, nesta segunda-feira, 02. O dia e o horário do sepultamento serão comunicados.

Dom Joaquim Justino Carreira

Natural da região de Leiria, em Portugal, Dom Joaquim nasceu no dia 24 de janeiro de 1950. Ainda jovem, veio para São Paulo ao lado de sua família.

Em sua terra natal, Santa Catarina da Serra (Portugal), recebeu a ordenação diaconal no dia 11 de junho de 1976.

Em março de 1977, o Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno celebrou a ordenação presbiteral de Dom Joaquim na Catedral Nossa Senhora do Desterro, na cidade de Jundiaí.

O Papa João Paulo II nomeou-o Monsenhor “Capelão de Sua Santidade” em 6 de agosto de 1990. Já em 24 de março de 2005, foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo pelo Santo Padre, tornando-se bispo responsável pela Região Episcopal Santana.

Em 2011, Dom Joaquim foi indicado como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

No dia 23 de novembro de 2011, o Papa Bento XVI nomeou-o bispo da Diocese de Guarulhos, onde permaneceu até sua morte. (LMI)

Com informações Arquidiocese de Guarulhos

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas