Gaudium news > Monsenhor Cabral é sagrado Bispo de Almenara (MG) em Americana (SP)

Monsenhor Cabral é sagrado Bispo de Almenara (MG) em Americana (SP)

Americana – São Paulo (Quarta-feira, 18-09-2013, Gaudium Press) No dia da Festa de Nossa Senhora das Dores, Padroeira da Diocese de Limeira, o Santuário Santo Antônio de Pádua, localizado na cidade de Americana, em São Paulo, realizou a Sagração Episcopal de Dom José Carlos Brandão Cabral, nomeado Bispo da Diocese de Almenara, em Minas Gerais, pelo Papa Francisco, em junho deste ano.

sagracao_episcopal_de_dom_jose_brandao_cabral.jpg
Dom José Carlos Brandão Cabral recebendo a unção com óleo de Dom
Vilson Dias de Oliveira, Bispo de Limeira | Foto: Diocese de Limeira

Na ocasião, o Bispo de Limeira (SP), Dom Vilson Dias de Oliveira, ordenante principal da celebração, completou neste dia seu 6º ano de posse diocesana.

Ao lado de Dom Vilson, como bispos sagrantes, Dom Frei Hugo Maria Van Steekelenburg, Bispo Emérito de Almenara; Dom Ercílio Turco, Bispo de Osasco; e outros prelados, sacerdotes e diáconos da Diocese de Limeira também estiveram presentes na celebração de ordenação.

Dom João Bosco Óliver de Faria, Arcebispo de Diamantina, em Minas Gerais, viajou especialmente para a ocasião.

Durante sua homilia, Dom Vilson lembrou ao Monsenhor Cabral as atribuições daquele que entra para o colégio dos Bispos, destacando o amor ao próximo. “Ama com amor de pai e de irmão todos aqueles que Deus te confiou, especialmente os Presbíteros e Diáconos, teus colaboradores no serviço de Cristo; e também os pobres e doentes, os peregrinos e migrantes e imigrantes”, disse.

Após as palavras do Bispo de Limeira, o rito de ordenação episcopal de Dom José Carlos Brandão Cabral prosseguiu. O novo Bispo de Almenara recebeu o anel e a mitra, símbolos da aliança a ser vivida com fidelidade para com a Igreja e dimensão da santidade de quem vive em profunda intimidade com o Senhor, respectivamente.

O báculo, que simboliza a dimensão do pastoreio com o qual o Bispo é constituído para guardar o rebanho de Deus, foi entregue por Dom Vilson a Dom José Brandão Cabral.

No final da Missa, o novo Bispo de Almenara ressaltou sua felicidade com a nova missão que lhe foi confiada e disse que, desde que foi nomeado, tem pedido a Deus, em suas orações, força, coragem e alegria para esta missão.

“Continuemos nossa caminhada de Fé, esse êxodo bonito mas também desafiador, cheios de imprevistos. Deus está conosco, sempre; a última palavra e ação é d´Ele. Orem sempre por mim, que rezarei sempre por vocês”, discursou.

Após sua mensagem, Dom Cabral foi presenteado por Dom Vilson com uma Imagem de São João Batista, Padroeiro da Diocese de Almenara.

A apresentação de Dom José Carlos Cabral na Diocese de Almenara acontecerá no dia 20 de outubro, em uma Celebração Eucarística, na Catedral Diocesana São João Batista. (LMI)

Com informações Diocese de Limeira

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas