Gaudium news > Escola da Fé de Curitiba promove estudo sobre documento 104 da CNBB

Escola da Fé de Curitiba promove estudo sobre documento 104 da CNBB

Curitiba (Quinta-Feira, 17/10/2013, Gaudium Press) A Paróquia do Imaculado Coração de Maria, pertencente à arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, promoverá a Escola da Fé, com o tema “Comunidades de comunidades: uma nova paróquia”. Ministrado pelo padre Nilton Cesar Boni (pároco do Coração de Maria), a escola acontecerá de 21 a 25 de outubro, das 19h45min às 21h30min.

escola_da_fe.jpg

Os organizadores salientam que a escola tem como objetivo estudar o documento 104 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para encontrar caminhos concretos para a renovação de nossas comunidades diante das mudanças que estamos vivendo. De acordo com uma citação do documento “Toda comunidade cristã encontra sua inspiração naquelas comunidades que o próprio Jesus Cristo fundou por meio dos Apóstolos, na força do Espírito Santo” (n. 6).

Ainda segundo o documento, a “Paróquia é um instrumento importante para a construção da identidade cristã (n.83), o lugar privilegiado para as pessoas realizarem uma experiência concreta de encontro com Jesus Cristo é a comunidade eclesial (n. 136)”. A paróquia Coração de Maria fica localizada na avenida P. Getúlio Vargas, número 1193, no bairro Rebouças, em frente à Praça Ouvidor Pardinho, em Curitiba.

Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 20 deste mês na secretaria paroquial (terça a sábado das 8h30min às 12h e das 13h às 18h) ou pelo e-mail [email protected]. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (41) 3224-9574 ou através do e-mail [email protected].

Documento 104 da CNBB

O estudo 104 “Comunidades de comunidade: uma nova paróquia” foi publicado pelas Edições CNBB, após a aprovação do texto durante a 51ª Assembleia Geral Bispos, deste ano, com o objetivo de servir de subsídio para reflexão e aprofundamento da vida paroquial. O texto aponta caminhos para ajudar as paróquias a serem verdadeiras “casas de comunhão e da vivência da Palavra”; como pede o Documento de Aparecida (DA), por “uma Igreja samaritana em estado permanente de missão”.

A CNBB ressalta que na apresentação do estudo, o secretário geral da conferência, dom Leonardo Steiner, afirma que como Paulo envia com os irmãos que com ele convivem uma carta às igrejas que estão na Galícia, assim os bispos do Brasil enviam esse texto às igrejas particulares no Brasil. Dom Leonardo diz que o estudo é para ser lido e refletido, mas também para receber as contribuições necessárias no desejo de sermos uma Igreja que testemunha Aquele que realizou a vontade do Pai (cf. Gl 1,1-5). (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas