Gaudium news > Papa participa da primeira pregação do Advento, no Vaticano

Papa participa da primeira pregação do Advento, no Vaticano

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 06-12-2013, Gaudium Press) Na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano, o Papa Francisco participou, na manhã desta sexta-feira, 06, da primeira pregação de Advento, pronunciada pelo Padre Raniero Cantalamessa, pregador oficial da Casa Pontifícia.

papa_francisco.jpg

Nas primeiras três sextas-feiras do Advento, em preparação ao Natal, o padre da Ordem dos Frades Capuchinhos meditará sobre temas direcionados a vida e história de São Francisco de Assis: “Francisco de Assis e a reforma da Igreja: o caminho da santidade”, “A humildade de Francisco de Assis: o caminho evangélico de fraternidade e de paz” e “Com São Francisco diante do mistério da Encarnação: a pobreza de Cristo e a de Francisco”.

Na sua primeira pregação, acerca do primeiro tema, o Padre Raniero colocou em evidência a natureza do retorno de São Francisco de Assis ao Evangelho, citando o Papa Francisco como exemplo típico da reforma da Igreja, através do caminho de santidade.

A “conversão de Francisco”, um dos primeiros pontos citados pelo sacerdote, em sua reflexão, explica que a escolha de São Francisco dependeu de sua mudança de vida, a partir do mandamento evangélico: “Ama ao próximo como a ti mesmo” e “se quiser ser perfeito, vai e vende tudo e dá aos pobres e, depois, vem e segue-me”.

Ao ter optado por Cristo, na pessoa dos pobres, contou Padre Raniero, o Santo de Assis observou que Deus queria dele uma reforma, no sentido mais profundo e institucional, mediante o caminho da santidade.

Finalizando, o sacerdote capuchinho explicou que, para imitarmos São Francisco de Assis, precisamos iniciar uma “conversão pessoal, renegando-se a si mesmo e seguindo a Cristo”, para atingirmos a alegria e a paz da vida cristã, dizendo: “Não sou mais eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim!”. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas