Gaudium news > Dom Justino explica o significado do presépio à Gaudium Press

Dom Justino explica o significado do presépio à Gaudium Press

Belo Horizonte – Minas Gerais (Quarta-feira, 18-12-2013, Gaudium Press) Considerada uma das marcas da tradição cristã, criado por São Francisco de Assis, o presépio, palavra que significa “lugar onde se recolhe o gado”, recorda a cena bíblica do nascimento do Menino Jesus, segundo palavras do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom João Justino de Medeiros, em entrevista à Gaudium Press.dom_justino.jpg

Com a aproximação da celebração do Natal, a chegada do Nosso Senhor Jesus Cristo aos nossos lares, Dom Justino destacou a variedade de presépios que vem sendo montados para homenagear este grande momento de Fé e contemplação. “Nossos olhares podem colher da inspiração dos criadores de presépios a expressão do amor de Deus pela humanidade: Deus amou tanto a humanidade que nos enviou o seu Filho amado (cf. Jo 3,16)”, disse.

Quando perguntado sobre a representatividade dos presépios para a Igreja no mundo, o Bispo Auxiliar respondeu que significa a encarnação de Cristo. “O presépio tem como personagem central o Menino Jesus. Ali, na manjedoura, está representado o evento que mudou a história da humanidade. “O Verbo se fez carne e habitou entre nós!” (Jo 1,14)”.

Para o prelado, “todos que contemplam um presépio na Fé, ou mesmo somente por apreciação estética, se deparam com esta Boa Nova: Deus se fez um de nós!”

Quando preparamos um presépio, principalmente em ambiente familiar, continuou Dom Justino, podemos valorizar o seu significado ritualizando a sua montagem, incluindo um momento de oração, de histórias, de canto e de memórias. Sobretudo, para as crianças, é um dom para a educação da Fé.

presepio.JPG
Presépio dos Arautos do Evangelho | Foto: Leandro Massoni Ilhéu

“Quando nosso olhar se fixa na mesma direção – o Menino Deus – temos n’Ele um convite para a união, para a fraternidade e para o amor”, ressaltou.

Concluindo, o Bispo Auxiliar pediu para que nós, ao celebrarmos o nascimento do Filho de Deus, “renovemos em nossos corações a esperança de um mundo mais fraterno”.

“Sabemos o quanto uma criança recém-nascida pede de nós atenção e cuidados. Também nos encantamos ao cuidar de um bebê e perceber a beleza e a força da vida. Deixemo-nos tocar por este desafio que o Senhor nos faz no evento do Natal: acolher sempre mais a vida como dom e nos empenharmos a favor dela pelo cuidado, defesa e proteção. Abençoado Natal para todos!”, desejou Dom Justino.

Por Leandro Massoni Ilhéu

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas