Gaudium news > Filipinas: milhões de devotos unidos pelo amor do Nazareno Negro

Filipinas: milhões de devotos unidos pelo amor do Nazareno Negro

Manila – Filipinas (Quinta-feira, 09-01-2014, Gaudium Press) Considerada uma das maiores demonstrações de Fé e devoção do mundo, a procissão do Nazareno Negro de Quiapo, nas Filipinas, reuniu milhares de fiéis que expressaram sua esperança e a tristeza pela partida de seus familiares, vítimas do tufão Haiyan no ano passado.bishop-tagle.jpg

Nesta ocasião, esteve presente entre os devotos filipinos o Arcebispo de Manila, Cardeal Dom Luis Antonio Tagle, que os aconselhou a não esquecer daqueles que morreram na tragédia provocada pelo desastre natural, bem como pedindo para que se orgulhassem em professar a sua Fé e devoção ao Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Meus irmãos e irmãs, não vamos ter vergonha de proclamar ao mundo que somos amados por Cristo e que o amamos”, disse Dom Tagle.

A procissão do Nazareno Negro iniciou-se na manhã desta quinta-feira, 09, às 6h30 (horário local). A estimativa é que o número de fiéis reunidos no evento durante o dia tenha superado a casa dos 6 milhões, resultado considerado expressivo, devido à grande Fé dos filipinos pelo Padroeiro de Quiapo, bairro de Manila, capital do país asiático, e a comoção deles pelas vítimas da causa natural em 2013.

Não ter medo de proclamar ao mundo a nossa devoção ao amor de Deus

Em sua homilia, o Cardeal Tagle abordou o papel dos católicos na sociedade, ressaltando que não é o suficiente apenas proclamar a devoção ao amor de Deus.

black_nazarene_procession.jpg

“Acho que é muito intrigante sobre o porquê de atos que devemos ter vergonha e nos comprometemos com orgulho. Por exemplo, estamos agora sem vergonha de roubar quando devemos ter vergonha disso”, exclamou.

Segundo o Bispo, “trilhar o caminho de Cristo não é simplesmente seguir os seus passos “, mas também permitir que Suas lições e exemplos tornem-se padrões de vida, seguido pelos fiéis, pois “não podemos seguir a Jesus se nossas mentes estiverem sempre cheias pela ganância”.

Dom Tagle desafiou os fiéis a expressarem sua Fé e devoção através de três formas distintas: rezar, seguir e testemunhando Cristo em sua vida do dia-a-dia.

A propósito do primeiro quesito, o Arcebispo disse que rezar equivale a expressar o seu amor a Cristo, lembrando sempre que o Senhor nos salva da aflição.

“Nós, os filipinos, temos uma bela observação sobre a oração. Nós sempre dizemos que ‘nunca se esquecemos de invocar o Senhor’, e é nesse sentido que podemos nos referir à oração como um meio de não esquecer a presença do Divino em nossas vidas”, lembrou.

O prelado ainda comentou que todos aqueles que verdadeiramente se lembram do Senhor, também devem lembrar-se daqueles que passam por necessidade e precisam de ajuda, como as vítimas da calamidade recente que atingiu as Filipinas.

“Se realmente rezarmos e se estivermos realmente unidos com o Senhor, não vamos nos esquecer dos nossos irmãos e irmãs”, disse ele.

Devoção dos filipinos ao Nazareno Negro

Sobre a procissão do Nazareno Negro, Dom Tagle acredita que a devoção demonstrada pelos milhares de fiéis filipinos é uma expressão do amor de Deus por seu povo.

“Por que nós nos tornamos muito emocionais para expressar nossa devoção ao Nazareno Negro?”, indagou. “Cada um de nós pode ter a própria resposta a esta pergunta, mas tudo se resume a uma coisa: esta é uma expressão de como Deus nos ama”.

nazareno_negro.png

O Cardeal destacou ainda que os romeiros expressam fielmente sua devoção e gratidão ao Nazareno Negro como uma resposta a esse amor “incondicional” de Deus. (LMI)

Da redação, com informações Asia News e CBCP News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas