Gaudium news > Jovens se reúnem nas Igrejas para celebrar encontro da juventude

Jovens se reúnem nas Igrejas para celebrar encontro da juventude

Brasília (Segunda-feira, 14-04-2014, Gaudium Press) Milhares de jovens saíram as ruas em diversas capitais para celebrar com a Igreja o encontro da juventude nas dioceses e arquidioceses do país, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em Cracóvia, na Polônia, em 2016.

dom_nelson_ francelino.jpg
Milhares de fiéis reunidos durante Missa presidida pelo Bispo de Valença,
Dom Nelson Francelino | Foto: Arquidiocese do Rio de Janeiro

No bairro de Inhaúma, no Complexo do Alemão, localizado no Rio de Janeiro, cidade sede da edição anterior da JMJ, mais de mil jovens pertencentes às paróquias, movimentos, novas comunidades, congregações e pastorais da juventude se concentraram na Praça local, em frente à Paróquia São Tiago, para a bênção dos Ramos. Depois, partiram em procissão pelas ruas do bairro.

Na ocasião, a Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo de Valença e referencial da juventude no Regional Leste 1 da CNBB, Dom Nelson Francelino.

Uma relíquia do beato João Paulo II, com um pouco do seu sangue e com um pedaço da lápide do futuro santo, foram apresentados pelo vigário episcopal para a Vida Consagrada e delegado para a Causa dos Santos, Dom Roberto Lopes.

Dom Nelson acredita que a realização do evento só reforça vários aspectos que a juventude carioca vivencia como Igreja, como a experiência da JMJ, o chamado ao discipulado missionário, as provocações e os desafios do tema da Campanha da Fraternidade deste ano e o Ano da Caridade, proposto aos católicos cariocas.

Arcebispo de Minas Gerais: “A juventude é o tempo da grande aposta para a edificação da vida”

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, milhares de jovens de diversas paróquias e comunidades de Fé reuniram-se para celebrar a Jornada Arquidiocesana da Juventude, neste Domingo de Ramos.

No dia, os jovens se concentraram em cada uma das regiões episcopais arquidiocesanas e seguiram em procissão ao Santuário de Adoração Perpétua, Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, sendo acompanhados pelos bispos auxiliares e padres referenciais.

De acordo com o Bispo Auxiliar Dom João Justino de Medeiros, a Jornada é um momento especial de vivência da Fé. “Por meio do tema proposto pelo Papa Francisco, ‘Felizes os pobres de coração, porque o reinado de Deus lhes pertence’ (Mt 5, 3), os jovens de todo o mundo se reúnem em suas dioceses e sensibilizam as comunidades.”

dom_joao_justino.jpg
Arcebispo Dom Walmor (à esquerda) e Bispo Auxiliar Dom João Justino
(à direita), reunidos com os jovens arquidiocesanos
| Foto: Arquidiocese de Belo Horizonte

Ao chegarem no Santuário, os jovens foram recebidos pelo Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que presidiu a Celebração Eucarística na área externa da paróquia.

Durante sua homilia, o prelado destacou que este é um momento especial em que a Igreja reafirma a sua opção preferencial pelos jovens, pois “a juventude é o tempo da grande aposta para a edificação da vida. O grande segredo é confiarmos em Deus, que nos conduz”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro e Arquidiocese de Belo Horizonte

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas