Gaudium news > Curitiba realiza celebração em ação de graças pela canonização de João Paulo II

Curitiba realiza celebração em ação de graças pela canonização de João Paulo II

Curitiba – Paraná (Terça-Feira, 15/04/2014, Gaudium Press) Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, promoverá uma celebração em ação de graças pela canonização do Papa João Paulo II, no dia 27 de abril, das 14h às 16h, no Parque João Paulo II. O anúncio da canonização foi feito no dia 30 de setembro de 2013 pelo próprio Papa Francisco, após a convocação de uma reunião de cardeais. Além de João Paulo II, o italiano João XXIII também será canonizados no dia 27.

A abertura da celebração ocorrerá às 14h, com a apresentação da Banda da Polícia Militar do Estado do Paraná. Em seguida, haverá a projeção do filme da visita do Papa João Paulo II a Curitiba e projeção de fotos alusiva a visita. Neste momento, será apresentada também a gravação das palavras do pontífice nas cerimônias realizadas na capital paranaense.

A partir das 15h, acontecerá a explanação sobre a Divina Misericórdia. Logo depois, será realizada a oração do Terço da Divina Misericórdia. Na sequência, acontecerão as seguintes atividades: oração do Santo João Paulo II; apresentação de corais poloneses João Paulo II, de Curitiba, Coral Padres Carlos Dworaczyk, da Colônia Murici, e Coral Sant’ana, de Abranches; e saudação de etnias. O encerramento deste momento se dará com uma procissão saindo da capela com os quadros de Nossa Senhora de Czestochowa, da Divina Misericórdia, e de São João Paulo II e da Relíquia de São João Paulo II.

Na última hora de celebrações, às 16h, acontecerá a celebração da santa missa em ação de graças, tendo como presidente o provincial padre Casemiro Dlugosz e como concelebrantes os padres presentes. A homilia será feita pelo reitor padre Zdzislaw Malczewski. Depois, será apresentada a Relíquia de São João Paulo II, além da entoação pelos corais e público do canto João de Deus e de pronunciamentos das autoridades presentes.

Por fim, haverá o retorno dos celebrantes à capela. Lá será dada a benção do altar e ocorrerá o descerramento da Placa Comemorativa e do Portal histórico simbolizando a canonização de São João Paulo II. O Parque João Paulo II fica localizado na Rua Euclides Bandeira, sem número, no Centro Cívico, em Curitiba. Entrada também pela Rua Vieira dos Santos e pelos fundos do Museu Oscar Niemeyer.

Canonização

O papa polonês João Paulo II será canonizado em 27 de abril de 2014, em uma cerimônia solene no Vaticano durante a qual será elevado à glória dos altares. A data da canonização corresponde à festa da Divina Misericórdia, estabelecida por João Paulo II no primeiro domingo depois da Páscoa.

João Paulo II, primeiro papa polonês da história, conservador e muito popular nos mais de 100 países aos quais levou a palavra da Igreja, será canonizado apenas nove anos depois de sua morte, um tempo recorde.

O futuro santo marcou o final do século XX por ter sido um pontífice aberto ao diálogo e inflexível em temas morais. Seu pontificado entrou para a história pelas viagens apostólicas realizados no mundo inteiro: 104 fora da Itália, visitando 129 países. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas