Gaudium news > Maria, a Senhora da Páscoa

Maria, a Senhora da Páscoa

São Paulo – (Terça-feira, 15-04-2014, Gaudium Press) – Por que celebrar Nossa Senhora no tempo pascal? Para os menos avisados, poderia parecer um contra-senso. E ainda algo de difícil resposta. E justo na ocasião da Páscoa quando, de fato, o centro de tudo é Nosso Senhor Jesus Cristo? maria_senhora_da_pascoa_maior.jpg

As respostas para estas perguntas estão ao alcance de todos. Elas foram elaboradas por Dom Rafael Maria Francisco da Silva, OSB. E estão todas sob a luz da Tradição da Igreja.

Dom Rafael Maria escreveu “Maria, a Senhora da Páscoa” e nesta obra obra de mariologia histórico-teológica, examina figuras litúrgicas como o Exultet, onde vem evidenciada a Virgindade perpétua de Maria com o exemplo da «Abelha casta». Ele faz o paralelo do sepulcro virgem e o seio virginal de Maria, recorda os animais puros que eram sacrificados no Templo e, ainda mais, relembra e analisa o título de Cordeira, associando, assim, Maria ao sacrifício redentor de Cristo.
As citações dos Santos Padres da patrística são abundantes e só fazem enriquecer a obra. Em “Maria, a Senhora da Páscoa”, Dom Rafael retoma a afirmação que Jesus ressuscitado primeiro apareceu a sua Mãe.

Por fim, o Religioso Beneditino apresenta a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres ou das Alegrias, única na história da piedade mariana que procura celebrar essa participação de Nossa Senhora no mistério pascal. E ele apresenta um conjunto de dez páginas com as principais imagens desta devoção.

Dom Rafael Maria Francisco da Silva, que é monge beneditino desde 1981, doutorou-se em Teologia, com especialização em Mariologia, pela Pontifícia Faculdade Teológica MARIANUM de Roma, no ano de 2008, além de Postulação para Causa dos Santos, em 2003 e Counseling e Acompanhador Espiritual em 2007. Ele ministra cursos de Mariologia, via internet (www.cursoscatolicos.com.br) (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas