Gaudium news > Santuário de Caravaggio de Farroupilha se prepara para a Semana Santa

Santuário de Caravaggio de Farroupilha se prepara para a Semana Santa

Farroupilha – Rio Grande do Sul (Quarta-Feira, 16/04/2014, Gaudium Press) Nesta Semana Santa, o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, da cidade de Farroupilha, pertencente à diocese de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, proporcionará aos seus frequentadores diversos momentos de fé. Na Quinta-feira Santa, dia 17 de abril, acontecerá a celebração da Instituição da Eucaristia e do sacerdócio e a benção dos Santos Óleos.

A celebração, chamada de Missa do Crisma, será realizada às 10h30min, concelebrada pelo bispo de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni e sacerdotes presentes. Os Santos Óleos abençoados na missa serão usados ao longo do ano em outros sacramentos, tais como: Batismo, Crisma e Ordem. O óleo do Crisma misturado com perfumes significa a consagração da pessoa ao Senhor; o óleo dos catecúmenos é usado no Batismo e o óleo para os enfermos é utilizado nos doentes e na Unção dos Enfermos.

Na ocasião, o prelado aproveitará para divulgar a segunda Carta Pastoral, a primeira foi apresentada logo que ele assumiu a diocese, em abril de 2012. No documento, chamado de Octuagesimo anno ineunte, serão passadas orientações para temas como: espiritualidade, conversão pastoral pessoal e da paróquia, diaconato permanente, catequese e formação, liturgia e sacramentos, jovens e vocações, economia solidária e apoio às paróquias, padres da terceira idade, ano jubilar e a visita pastoral.

A programação da Semana Santa no Santuário terá ainda as seguintes atividades: nesta terça-feira, dia 15, às 20h, será realizada a Celebração da Reconciliação; na Sexta-Feira Santa, dia 18, haverá Via-Sacra às 8h, 9h, 10h e 11h, além da leitura da Paixão, às 15h; no Sábado Santo, dia 19, serão realizadas missas às 9h, 10h30min e às 14h. Às 15h e às 17h, haverá a oração do terço. A celebração da Vigília Pascal acontecerá às 19h30min; no domingo de Páscoa, dia 20, serão celebradas missas nos seguintes horários: 6h30min, 8h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h e 17h.

Santuário de Caravaggio

No dia 26 de maio de 1921, a então capela pertencente à comunidade Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, foi elevada a Santuário Diocesano. A estátua de Nossa Senhora de Caravaggio que se encontra no altar do Santuário Diocesano, foi fabricada em Caxias do Sul/RS no ano de 1885, pelo artista plástico conhecido como Stangherlin. O modelo foi o quadro em preto e branco, datado de 1724, com a imagem da santa que ocupava o altar da primeira capela.

A construção do atual Santuário de Caravaggio durou exatamente 18 anos (1945 – 1963). Imponente, com seu estilo romano e capacidade para 2 mil pessoas, uma das características mais marcantes da construção está nos grandes ambientes e na iluminação que preenche as salas do santuário. Dentro, existe uma fonte de água (lembrando a Aparição de Nossa Senhora), benta em 26 de setembro de 1985.

Em 1959, Nossa Senhora de Caravaggio foi declarada pela Santa Sé, Padroeira da Diocese de Caxias do Sul. Hoje, a comunidade é composta por cerca de 140 famílias e mais de 650 habitantes. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas