Gaudium news > "A Semana Santa representa a possibilidade para realizarmos o caminho da subida a Jerusalém com o Senhor, diz o arcebispo de Porto Alegre

"A Semana Santa representa a possibilidade para realizarmos o caminho da subida a Jerusalém com o Senhor, diz o arcebispo de Porto Alegre

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Quarta-Feira, 16/04/2014, Gaudium Press) Com o título “A Grande Semana”, Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, escreveu um artigo sobre a Semana Santa. Ele inicia o texto afirmando que com o Domingo de Ramos, celebrado no domingo passado, entramos na “Grande Semana” ou Semana Santa, onde lembramos a paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Ele explica que a semana começou com a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, e que a meta desse caminho é a oferta que Jesus faz de si mesmo na cruz e é expressão singular de sua disposição de amar até o fim.

Segundo o prelado, à medida que Jesus vai realizando o seu caminho em direção a Jerusalém, ele vai encontrando pessoas que passam a acompanhá-lo: encontra um cego chamado Bartimeu, cujo nome significa “filho da honra”, e restitui a vista ao “filho da honra”, que passa então a segui-lo. Para o arcebispo, diante do fato, as pessoas ficam maravilhadas, e se perguntam: Não seria esse Jesus o Messias esperado?

Dom Jaime continua sua reflexão destacando que ao chegar ao Monte das Oliveiras, Jesus realiza a partir dali sua entrada na Cidade Santa. Ele salienta que os peregrinos que também vieram a Jerusalém para as festividades pascais, deixaram-se contagiar pela alegria dos discípulos; cantam, dançam, estendem suas vestes por onde Jesus vai passando. Ainda conforme o prelado, chegando ao Templo, Cristo tece crítica aguda ao modo como era gerido e utilizado, causando um estupor nos dirigentes que, por sua vez, decidem eliminar definitivamente a Jesus.

“O que se segue é um misto de vingança e ódio, incompreensões e traições, humildade e prece, submissão e fidelidade. Trata-se de expressões de profunda humanidade e, ao mesmo tempo, de radical disposição da parte de Jesus de se deixar conduzir”, completa.

A Semana Santa, conforme o arcebispo, representa um grande convite a todos os homens e mulheres de boa vontade. Para ele, essa semana nos convida a meditar e refletir sobre as possibilidades e capacidades do ser humano, que pode tornar-se animalesco, quando se perde na sua humanidade, quando não é capaz de discernimento, quando se deixa manipular, mas pode também atingir as mais nobres possibilidades, quando sabe de sua condição e vocação.

“A Grande Semana representa uma possibilidade privilegiada para todos realizarem o caminho da subida a Jerusalém com o Senhor. Nesse itinerário podem estar presentes distintos desafios, diferentes possibilidades.”

Por fim, dom Jaime recorda também que a Igreja do Brasil nos convidou a despertarmos para uma realidade desumana, presente entre nós: o tráfico humano! De acordo com ele, essa realidade é marcada por traições, incompreensões, vergonha, dor e, por vezes, morte.

“Isso nos recorda que, quando não realizamos o nosso caminho com Jesus; quando não cultivamos, não promovemos, não cuidamos, não educamos nossa humanidade, podemos nos tornar mercadores do ser humano, nos tornar incapazes de ver, perceber e promover a pessoa; perdemos nossa honra e dignidade, tornamo-nos seres diabólicos, animalescos”, conclui o arcebispo. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas