Gaudium news > Bispo Emérito de Juiz de Fora: “Não tenham medo de acolher a Palavra e a Graça de Deus”

Bispo Emérito de Juiz de Fora: “Não tenham medo de acolher a Palavra e a Graça de Deus”

Juiz de Fora – Minas (Quarta-feira, 16-04-2014, Gaudium Press) A Semana Santa leva-nos a aprofundar nossa comunhão com Deus através das orações e penitências, bem como o início do Tríduo Pascal, no intuito de recordar a paixão e a ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo.dom_eurico_dos_santos_veloso.jpg

A Quaresma, período onde Deus nos encontra para nos propor a conversão e a mudança, também teve a sua grande parcela de contribuição durante a preparação dos fiéis neste período. Para nos responder a essa e outras perguntas, nossa redação convidou o Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, em Minas Gerais, Dom Eurico dos Santos Veloso.

Segundo Dom Eurico, a Quaresma “é o grande Retiro Espiritual anual do cristão”, sendo “uma oportunidade de reflexão, meditação e de uma verdadeira conversão ou mudança de vida que lhe é oferecido pela própria Mãe Igreja, através de sua Liturgia diária”.

“Ela (a Quaresma) traz à memória, os sofrimentos do Senhor Jesus, oferecidos pela salvação da humanidade e recordação do nosso batismo, relembrando os compromissos assumidos, revigorando a cada um de nós com a vida nova que Ele nos trouxe. É a preparação para a nossa Páscoa”, afirmou.

Para o prelado, neste tempo, devemos fazer uma revisão diária de nossa vida espiritual, “estando aberto e acolhendo com docilidade e humildade os ‘recados’ que são oferecidos e transmitidos pela Liturgia Quaresmal”.

“Não tenham medo de acolher a Palavra e a Graça de Deus e empreender esforços em realizar na própria vida as propostas feitas neste período. Em espírito de Fé seguir e imitar a caminhada vivida, experimentada por Jesus. Ele é o nosso modelo”, completou.luiz_carlos_de_paula_nova.jpg

Já o Vigário Geral arquidiocesano, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, acredita que este momento representa “um tempo forte de oração, jejum e penitência, de busca de conversão sincera”.

“Tempo de buscarmos maior profundidade espiritual, ou seja abrirmos o coração para que possamos amar cada vez mais os Senhor e os nossos irmãos e irmãs”, acrescentou.

O Monsenhor ressaltou ainda que intensificar as nossas vidas em oração, mergulhando na Palavra de Deus, fazendo jejum, penitência e solidarizando-se com os irmãos e irmãs mais sofridos.

Os retiros espirituais também foram citados nas perguntas ao Vigário Geral da Arquidiocese de Juiz de Fora. Segundo ele, essas são as ocasiões propícias para melhorar a nossa espiritualidade, “o nosso modo de ser e de agir para que esteja em conformidade com o projeto de Deus”.

“A prática de Retiros Espirituais vem aumentando em todas as Dioceses e Paróquias e isto é muito bom para a santidade de todos”, destacou.

Para os fiéis que estão vivendo este período de reflexão e Fé, o Monsenhor Luiz Carlos pede para que “abramos o coração para a graça de Deus”.

“É importante buscarmos a conversão sincera, deixar de lado o que não está de acordo com a vontade do Senhor e viver o amor a Deus e aos irmãos e irmãs”, concluiu.

Por Leandro Massoni Ilhéu

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas