Gaudium news > “A páscoa cristã é a vida nova em Cristo ressuscitado”

“A páscoa cristã é a vida nova em Cristo ressuscitado”

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 16-04-2014, Gaudium Press) “A Quaresma, que tem como finalidade não só preparar a Igreja para a Páscoa, mas fazer com que o mistério da Páscoa seja vivido já na sua primeira vertente de paixão, pode ser considerada, sob a guia dos textos litúrgicos, como subida com Cristo para Jerusalém, a fim de partilhar o seu mistério pascal.”

Foi assim que o Cardeal Dom Orani João Tempesta iniciou seu novo artigo, sobre a preparação dos cristãos para a Semana Santa e a Páscoa.

De acordo com o purpurado, “caminhar a Jerusalém”, não significa, para Jesus, apenas uma peregrinação à cidade santa, pois o Nosso Senhor vai para cumprir a vontade de Deus.

A Quaresma, continuou, para a comunidade cristã, constitui-se em peregrinação a Jerusalém, isto é, a morte e ressurreição de Cristo, pois este período é considerado “um novo êxodo, um retorno do exílio para Jerusalém, isto é, para a Páscoa de Cristo, que nos edifica como Igreja”.

Ao seguirmos este itinerário, chegamos com uma Fé mais iluminada à Semana Santa, ou “grande semana”, que são os dias em que a liturgia celebra os últimos acontecimentos da vida terrena de Jesus.

“Por isso, é impensável que um católico não ‘faça a Páscoa’, não celebre a Páscoa, a não ser por razões de dificuldades de locomoção ou falta de celebração local. Somos chamados a viver intensamente esses dias”, afirmou.

Ao contar a passagem em que Jesus chega a Jerusalém montado em um jumentinho e aclamado e reconhecido como o rei dos reis, Dom Orani explicou que os ramos, usados pelos fiéis nas celebrações de Domingo de Ramos, “são sinais e testemunho da Fé em Cristo e na sua vitória pascal”.

Para o Cardeal, “a páscoa cristã é a vida nova em Cristo ressuscitado”.

O Arcebispo ainda pediu para que os fiéis busquem uma vida reconciliada com Deus e com o próximo.

“Busquemos também nesta semana intensificar ainda mais a nossa oração e a nossa participação dos eventos centrais na vida de Jesus: Paixão, Morte e Ressurreição. É o grande grito que nos faz cumprimentar a todos: Cristo Ressuscitou! ‘Verdadeiramente ressuscitou.'”

No final do seu artigo, Dom Oarani convidou todos os fiéis a viverem intensamente a Semana Santa, pois “serão momentos de passagem de mortificação, de associação de nosso coração à morte de Cristo, para que, celebrando a Sua Gloriosa Ressurreição, o centro de nossa Fé, podermos dizer como a Sagrada Escritura: “Se com Cristo nós morremos, com Ele nós ressuscitaremos!”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas