Gaudium news > Cardeal Arcebispo de Bogotá fala sobre o próximo Tríduo Pascal

Cardeal Arcebispo de Bogotá fala sobre o próximo Tríduo Pascal

Bogotá – Colômbia (Quinta-feira, 17-04-2014, Gaudium Press) Na biblioteca da Cúria Arquiepiscopal, o Cardeal Rubén Salazar, Arcebispo de Bogotá, atendeu aos meios de comunicação para falar sobre o significado dos próximos dias santos, além de falar sobre a transmissão do filme em 3D da canonização de João XXIII e João Paulo II, no próximo dia 27 de abril.

Cardeal Arcebispo de Bogotá.jpg

A Semana Santa é, para “nós católicos, a Semana mais importante do ano”, declarou o purpurado. “Nossa Fé tem uma base que é o encontro pessoal com Jesus Cristo Nosso Senhor. Com Jesus de Nazaré, a quem nós confessamos como o Filho de Deus feito homem, e portanto, Aquele que nos amou até o extremo de entregar-se si mesmo por nós à morte, para dar-nos a vida”.

Entretanto, a vinda de Jesus ao mundo, não concerne apenas aos cristãos. “Este é um acontecimento fundamental na história da humanidade. Creio que não é apenas para aqueles que acreditam em Cristo, mas é um evento central, porque é o momento no qual Deus definitivamente mostrou ao ser humano, o caminho da paz, o caminho da felicidade, o caminho da reconciliação e do perdão”, colocando desta maneira “as bases fundamentais para que nós possamos viver como irmãos, construindo permanentemente uma sociedade mais justa, vivendo em uma sociedade mais fraterna e solidária”, disse o Cardeal.

Segundo Dom Salazar, “a mensagem da Semana Santa se concentra de uma maneira especial na Mensagem do Tríduo Pascal (Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado de aleluia)”. E é este “um chamado para descobrir-nos todos iguais, filhos de Deus. A descobrir-nos todos chamados a sair do nosso egoísmo, a deixar os nossos ódios, as nossa invejas, os nossos ressentimentos e tentarmos construir juntos um mundo fraterno, um mundo em paz”.

Sobre a tendência de tomar este período de feriados como mero descanso, o purpurado afirmou que “o importante é que, em meio ao descanso que você possa fazer, haja também um tempo de reflexão, haja um encontro com Deus. Isso é o fundamental. (…) O essencial é que vivamos o domingo de Páscoa como domingo da Ressurreição, e que com Cristo sejamos capazes de ressuscitar para uma vida nova. Renovemos os compromissos do nosso Batismo, para que possamos dessa maneira nos comprometer claramente como cristãos, para seguir em frente”. “Hoje é fundamental que nós vivamos a nossa Fé em nossa vida comum e corrente”, ressaltou. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas