Gaudium news > Papa na Basílica Vaticana: “A alegria dos sacerdotes tem a sua fonte no Amor do Pai”

Papa na Basílica Vaticana: “A alegria dos sacerdotes tem a sua fonte no Amor do Pai”

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 17-04-2014, Gaudium Press) O Santo Padre celebrou na Basílica Vaticana nesta Quinta-Feira Santa, dia 17 de abril, a Santa Missa do Crisma. Uma cerimônia litúrgica celebrada hoje em todas as Igrejas Catedrais do mundo.

Com a presença de diversas autoridades eclesiásticas, o Papa comentou, em sua homilia, o tema: “Ungidos com o óleo da alegria!”.

papa-francisco.jpg

Segundo o Pontífice, “a alegria dos sacerdotes tem a sua fonte no Amor do Pai, e o Senhor deseja que a alegria deste amor esteja em nós e seja completa”.

O Papa continuou dizendo que, “na nossa alegria sacerdotal, encontro três características significativas: uma alegria que nos unge, sem nos tornar untuosos, suntuosos e presunçosos, uma alegria incorruptível e uma alegria missionária que irradia para todos e todos atrai, começando, inversamente, pelos mais distantes”.

Sobre a terceira alegria citada pelo Santo Padre, ele reiterou seu pensamento ao discernir que a alegria flui apenas quando o pastor está no meio do seu rebanho, pois o pastor que adora o Pai, está sempre no meio das suas ovelhas, “mesmo nos momentos de tristeza, quando tudo parece entenebrecer-se e nos seduz a vertigem do isolamento”.

Apesar disso, prosseguiu, “mesmo em tais momentos, o povo de Deus é capaz de guardar a alegria, é capaz de proteger-te, abraçar-te, ajudar-te a abrir o coração e reencontrar uma alegria renovada”, alegria essa guardada pelo rebanho e também por três “irmãs” que a rodeiam, protegem e defendem: a irmã pobreza, onde “o sacerdote é pobre de alegrias meramente humanas”, porém, “sua alegria deve pedi-la ao Senhor e ao povo fiel de Deus”; a irmã fidelidade, “sobretudo à única Esposa, a Igreja”, a qual os sacerdotes sentem-se felizes em tratar como sua predileta e única amada, sendo-lhes fiel sem cessar; e a irmã obediência, que não dirige-se apenas à Igreja na Hierarquia, à paróquia, às faculdades do ministério ou aquele encargo particular, bem como a união com Deus Pai, mas também à obediência à Igreja no serviço: disponibilidade e prontidão para servir a todos, sempre e da melhor maneira.

Concluindo sua homilia, o Papa Francisco pediu para que o Nosso Senhor Jesus Cristo faça descobrir em muitos jovens o ardor do coração e a audácia de responder com prontidão o chamado de Deus.

Além disso, o Pontífice suplicou a Jesus para que seja conservado o brilho jubiloso nos olhos dos recém-ordenados que ainda se preparam para exercer o caminho sacerdotal e que confirme a alegria dos sacerdotes que ainda possuem muitos anos de ministério.

“Enfim, peço ao Senhor Jesus que brilhe a alegria dos sacerdotes idosos, sãos ou doentes. Sintam a alegria de passar a chama, a alegria de ver crescer os filhos dos filhos e de saudar, sorrindo e com mansidão, as promessas, naquela esperança que não desilude.” (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas