Gaudium news > Catedral de Maringá (PR) sediará a Festa da Divina Misericórdia

Catedral de Maringá (PR) sediará a Festa da Divina Misericórdia

Maringá – Paraná (Quinta-Feira, 17/04/2014, Gaudium Press) A Arquidiocese de Maringá, no Estado do Paraná, promoverá no primeiro domingo após a Páscoa, no dia 27 de abril, a Festa da Misericórdia, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. Na ocasião, os fiéis da região terão a oportunidade de venerar as relíquias dos Papas João Paulo II e João XXIII, que serão canonizados na mesma data.

A programação da festa terá início no dia 26 de abril, com a adoração ao Santíssimo Sacramento, a partir das 21h. Este momento único de oração e intimidade com Jesus eucarístico seguirá até as 3h do dia 27. Ao término da adoração será realizada a celebração da santa missa, onde será feita a entronização das relíquias de João Paulo II e João XXIII.

Já no domingo, dia da Festa da Misericórdia, a partir das 13h30min, haverá uma programação especial na Catedral, com pregações, terço da misericórdia e adoração ao Santíssimo. O encerramento do evento se dará com a celebração da santa missa, às 15h30min. A Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória fica localizada na Avenida Tiradentes, número 500, na Zona 01, em Maringá.

Festa da Divina Misericórdia

Um dos elementos mais importantes da devoção à Divina Misericórdia presentes nas revelações de Nosso Senhor à Santa Faustina Kowalska é a Festa da Misericórdia. No Diário o tema recorre em 37 números, em 16 dos quais nos deparamos com uma manifestação extraordinária de Jesus a seu respeito. A Festa da Divina Misericórdia foi instituída oficialmente como festa universal pelo papa João Paulo II no ano de 2000.

No dia 22 de fevereiro de 1931, uma das primeiras revelações de Jesus à Santa Faustina diz respeito à Festa da Misericórdia, que deveria ser celebrada no 2º domingo da Páscoa: “Eu desejo que haja a Festa da Misericórdia. Quero que essa Imagem, que pintarás com o pincel, seja benta solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa, e esse domingo deve ser a Festa da Misericórdia” (Diário 49; cf. 88; 280; 299b; 458; 742; 1048; 1517).

Fica patente no Diário que existe uma relação muito estreita entre Festa da Misericórdia e veneração do quadro, proclamação da divina misericórdia, confiança nesta divina misericórdia, participação nos sacramentos (Eucaristia e Confissão) e remissão dos pecados (culpas e penas).

Canonizações

No Vaticano, na mesmo dia 27 de abril, estará sendo realizada a cerimônia de canonização de João Paulo II e João XXIII presidida pelo Papa Francisco. Vale lembrar que a data é simbólica porque coincide com o domingo da Divina Misericórdia, festa litúrgica ligada ao Papa João Paulo II por vários motivos: porque ele mesmo a instituiu, porque faleceu no dia desse ano – 2005 – em que a Igreja a celebrava, e porque a sua Beatificação também se celebrou no Domingo da Divina Misericórdia.

João Paulo II

Seis anos e um mês após a sua morte, João Paulo II foi beatificado. O Papa Bento XVI fixou a data da sua memória litúrgica a 22 de outubro. Na homilia da cerimônia de beatificação, Bento XVI disse que desde o dia do seu falecimento, “sentíamos pairar o perfume da sua santidade, tendo o Povo de Deus manifestado de muitas maneiras a sua veneração por ele”.

João XXIII

João XXIII foi beatificado por João Paulo II a 3 de setembro de 2000. João Paulo II descreveu João XXIII, durante homilia da beatificação, como “o Papa que comoveu o mundo pela afabilidade do seu trato, que refletia a singular bondade do seu coração”. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas