Gaudium news > Em homilia do Sábado Santo, Papa exorta aos fiéis para voltarem à Galileia

Em homilia do Sábado Santo, Papa exorta aos fiéis para voltarem à Galileia

1491731_561659887275396_7751429097892153593_n.jpg

Cidade do Vaticano (Domingo, 20-04-2014, Gaudium Press) A Vigília Pascal no Vaticano foi presidida pelo Papa Francisco na noite do último sábado na Basílica de São Pedro.

Durante a cerimônia, que contou com a participação de numerosos fiéis, provenientes de diversas partes do mundo, o Santo Padre fez sua homilia, na qual ressaltou de modo particular a ida das santas mulheres ao sepulcro.

“Elas queriam honrar o corpo do Senhor, mas encontram o túmulo aberto e vazio. Mas, um anjo do Senhor lhes disse: ‘Não tenham medo! Ele ressuscitou dos mortos’. E ao saírem de lá, se encontraram com o próprio Jesus, que lhes disse: ‘Vão anunciar aos meus irmãos, que me verão na Galileia’, afirmou.

O Pontífice recordou que após a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, “os discípulos se dispersaram; tudo parecia ter acabado; as certezas e as esperanças, enfraquecidas. Mas, o incrível anúncio das mulheres brotou como um raio de luz na escuridão. A notícia se espalhou: Jesus ressuscitou!”.

As mulheres foram, à pedido do Anjo do Senhor e do próprio Jesus, avisar aos discípulos para irem à Galileia. Por que a Galiléia? Foi o que o Santo Padre explicou:

“A Galileia é o lugar da primeira chamada, onde tudo começou! Trata-se de voltar para lá, ao lugar da primeira chamada. Jesus havia passado pelas margens do lago, enquanto os pescadores consertavam as redes. Ele os chamou e, deixando tudo, o seguiram. Voltar à Galileia significa reler tudo, a partir da Cruz e da vitória: a pregação, os milagres, a nova comunidade, o entusiasmo e até a traição, a partir do supremo ato de amor”.
Segundo o Papa Francisco “cada um de nós também tem uma Galileia, o lugar da redescoberta do nosso Batismo, a fonte viva, de onde encontramos a energia e a raiz da nossa Fé, da nossa experiência cristã”.

O Pontífice explicou que Galileia significa “retorno à Graça de Deus, que nos toca no início do caminho da nossa vida cristã: a experiência do encontro pessoal com Jesus, que nos chama a segui-lo e a participar da sua missão”.

Já no fim de sua homilia, o Santo Padre exortou os fiéis a se perguntarem sobre qual é a Galileia de cada um, onde reencontrar nosso Senhor e deixar-se abraçar pela sua misericórdia. (EPC)

Com informações da Rádio Vaticano.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas