Gaudium news > Sacerdote publica livro gratuito sobre o significado dos ornamentos litúrgicos do Bispo

Sacerdote publica livro gratuito sobre o significado dos ornamentos litúrgicos do Bispo

Zaragoza – Espanha (Terça-feira, 22-04-2014, Gaudium Press) A liturgia conserva em cada um dos seus elementos uma profunda riqueza espiritual, e os ornamentos empregados pelos sacerdotes e Bispos levam uma mensagem infelizmente pouco conhecida entre muitos fiéis. Para explicar este simbolismo e promover a devoção na vida sacramental, o sacerdote espanhol José Antonio Fortea publicou o livro “A investidura do Bispo”, disponível desde o dia 20 de abril, gratuitamente, no portal informativo Aciprensa.ornamentos_liturgicos_do_bispo.jpg

O subtítulo da obra expõe sua intenção: “Orações e meditações para o momento em que o Bispo de reveste de suas investiduras litúrgicas”. Segundo o autor, as orações opcionais incluídas no texto contribuirão para fazer da preparação para a liturgia “um ato sagrado e um ensinamento para todos os que testemunhem a cena”. Cada um dos elementos que compõem a vestimenta sagrada do Bispo para a Eucaristia é acompanhado por uma breve oração e uma descrição de seu significado espiritual, útil para muitos católicos que desconhecem estes detalhes da liturgia.

Significados e orações

“Se a aurora simboliza esse recobrir-se para entrar em contato com o sagrado, o amicto simboliza o cobrir-se totalmente”, refere o autor sobre a peça de tela branca que cobre as prendas que sobressaem no pescoço do celebrante. “As vestes eclesiásticas que se veriam no pescoço, são envoltas pelo sagrado entrar na presença da Divindade”. Explicações como esta são oferecidas para as demais vestes, algumas das quais são de uso excepcional, enquanto que se abarcam roupas de uso cotidiano, como é o anel episcopal.

Um exemplo das orações incluídas é a da Casula, o vestuário exterior mais visível na celebração da Eucaristia e que leva a cor correspondente ao tempo litúrgico ou a solenidade celebrada. “Cubra-me, Altíssimo Deus, com os tesouros da Redenção”, propõem o Padre Fortea como oração ao vesti-la. “Cubra todo meu ser com a glória do Reino dos Céus. Que sobre os meus ombros leve o seu jugo com alegria e gratidão”.

Os textos propostos para a oração são breves e incluem opções para diversos momentos, como os referidos à Paixão de Cristo, e meditações da Sagrada Escritura relacionadas com a dignidade e a missão do Bispo. Entre eles se contam a explicação das vestes sagradas mencionadas na Bíblia e os passos determinados por Deus para a consagração dos sacerdotes do Antigo Testamento, prefiguração do sacerdócio da Igreja Católica. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas