Gaudium news > Deus nos deu os sentidos para encontrá-Lo através da beleza

Deus nos deu os sentidos para encontrá-Lo através da beleza

Lincoln – Estados Unidos (Terça-feira, 22-04-2014, Gaudium Press) O Bispo de Lincoln, Estados Unidos, Dom James Conley, expôs em um artigo especial para o informativo Southern Nebraska Register e reproduzido pela agência de notícias Zenit uma reflexão sobre como aproveitar a beleza da liturgia católica, especialmente nesse tempo de Páscoa, para aprofundar o relacionamento com Deus. “A beleza nos mostra a transcendência de Deus”, explicou o prelado. “Isso nos dá uma oportunidade de sermos movidos para a admiração, e adorar a majestade do nosso Criador”.

beleza.jpg

Esta capacidade de Deus através dos sentidos faz parte da própria natureza do ser humano no plano de Deus. “O Senhor nos deu olhos para ver e ouvidos para ouvir, para que possamos ver e experimentar a glória de Deus ao nosso redor”, explicou Dom Conley. “Cada um de nós recebeu uma capacidade de encontrar Deus em apenas detalhes na música e na arte, na poesia e na beleza da oração litúrgica, o ritual sagrado de adoração da Igreja”.

A Liturgia e os sentidos

Desta maneira, a liturgia e as artes se fazem sinais do amor de Deus e apontam até a realidade imutável de Deus mesmo e os sentidos são empregados para aprofundar e fortalecer a relação de amizade com Jesus Cristo. A liturgia da Semana Santa “é rica em símbolos do grande mistério da Paixão de Cristo” e “a Igreja nos convida a contemplar estes símbolos e seu significado como sinais de uma realidade mais profunda”, acrescentou o Bispo.

“A liturgia desta semana pode transmitir-nos a plenitude do Mistério Pascal – que Deus se fez homem, veio a este mundo para nos salvar, sofreu, morreu por nossos pecados e venceu a morte para sempre, em sua ressurreição”, explicou Dom Conley. “Recebemos os nossos sentidos -nossa capacidade de apreciar a beleza- para que possamos apreciar a profundidade deste mistério”.

O prelado disse que, para aproveitar essa capacidade é necessário ter uma atitude de contemplação silenciosa, longe das distrações mundanas. Isso com o fim de que os sentidos podem nos separar de Deus, através da televisão, a música profana, “as coisas que não apontam para nada arraigado no real”. É necessário um compromisso neste sentido: “Quando consumimos coisas que são só barulho enchendo nossas cabeças, movendo nossas emoções, mas nunca transformando-nos em discípulos de Jesus Cristo, nunca somos renovados verdadeiramente”. O Bispo citou a Santo Agostinho, que também advertiu este perigo, afirmando que a busca da complacência cega dos sentidos causava o abandono “dAquele para quem fomos feitos” e a destruição de sua obra no interior da pessoa.

Por este motivo, o prelado aconselhou distanciar-se dos meios de comunicação durante os dias santos e concentrar a alma nos mistérios que a Igreja propõe. “Considere enfocar-se no símbolo e na beleza que apontam para a realidade da adoração sagrada e do amor de Deus por nós”, sugeriu. “Considere a beleza do sacrifício de Cristo na Cruz e, livre do ruído que nos separa, seja transformado pela beleza e o significado de Jesus Cristo e sua ressurreição”, concluiu Dom Conley. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas