Gaudium news > Secretário de João Paulo II lembra período em que trabalhou com o Santo Padre

Secretário de João Paulo II lembra período em que trabalhou com o Santo Padre

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 24-04-2014, Gaudium Press) Durante o período do pontificado do Papa João Paulo II, o Bispo Emérito da Diocese de Luebo, na República do Congo, e Cônego do Capítulo da Basílica de São Pedro, no Vaticano, Dom Emery Kabongo Kanundowi, comentou à Rome Reports o período em que trabalhou na Secretaria de Estado do Vaticano como secretário pessoal do Santo Padre, entre os anos de 1982 e 1987.kabongokanundowi.jpg

Dom Emery recordou-se que tinha sido nomeado como secretário pessoal de João Paulo II, para colaborar com o primeiro secretário, então Dom Stanislaw Dziwisz.

“Mas eu não tinha escrito nenhuma carta pedindo essa nomeação. Por isso eu dou graças, por sua mentalidade católica, por ter pensando em um africano como secretário para o Papa”, disse. O Bispo Emérito lembrou um detalhe especial acontecido durante uma viagem apostólica do Pontífice:

“Na Colômbia, durante viagem, fiquei doente e acordei em uma cama que tinha sido preparada para o Papa, caso ele sentisse mal, porque pode-se passar mal devido a altitude da cidade. Então, os médicos me levaram para o quarto. Eu disse: ‘menino, como é que eu vim parar aqui?’ Um dos médicos me respondeu: ‘o senhor foi colocado em um lugar seguro para se recuperar’. Por quase dois dias, eu permaneci lá”, contou.

Apesar de muito atarefado, Dom Emery confessou ter sido fácil trabalhar ao lado do Santo Padre, pois ele se preocupava pessoalmente com cada um de seus colaboradores: “Ele era uma pessoa que, para mim e para os outros, agiu como um pai, ou seja, nunca levantou a voz para censurar qualquer coisa.” (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas