Gaudium news > Por volta de 15 mil fiéis celebram os 150 anos da Diocese de Zacatecas no México

Por volta de 15 mil fiéis celebram os 150 anos da Diocese de Zacatecas no México

Zacatecas – México (Segunda-feira, 09-06-2014, Gaudium Press) “Damos graças a Deus Pai que concedeu aos filhos destas terras poder ser, por meio do batismo, parte viva da grande família de Deus que é a Igreja, na qual nos reconhecemos como filhos de Deus e irmãos de Cristo, peregrinos até o encontro definitivo com Deus. Igreja peregrina, Igreja diocesana, espiritual e humana, unida em comunhão com todas as Igrejas particulares que constituem a Igreja Una, Santa Católica e Apostólica de Cristo Jesus”, foram as palavras com as quais o Núncio Apostólico no México, Dom Christophe Pierre, iniciou sua homilia da Santa Missa que presidiu no dia 5 de junho em Lienzo-Charro (Zacatecas), para comemorar o 150º aniversário da Diocese mexicana.

Diocese de Zacatecas no México.jpg

Por volta de 15 mil fiéis que se uniram para a comemoração, Dom Pierre -referindo-se ao significado da festa de Pentecostes que a Igreja Católica celebrou no último domingo, 8 de junho- também recordou que em cada um “se manifesta o Espírito Santo para o bem comum”. Uma manifestação que ao longo dos 150 anos se deu “no tangível testemunho que nos chegou aos Bispos, sacerdotes, consagrados e inúmeros homens e mulheres que foram providenciais para o nascimento e crescimento desta Diocese. Tantos, que ao longo deste século e meio, dóceis a ação do Espírito Santo, foram instrumentos da obra amorosa de Deus em benefício de seu povo”.

A respeito, o Núncio Apostólico no México, também refletiu: “hoje poderíamos perguntar-nos: onde me encontro eu? Perguntar-nos se as nossas atitudes e práticas respondem a ação do Espírito Santo em nós. Perguntar-nos se somos cristãos coerentes, fiéis e valentes que logram ser identificados como verdadeiros discípulos do Ressuscitado; se somos daqueles que assiduamente escutam a Palavra e a fazem vida, celebram a Eucaristia e vivem a caridade; se somos missionários de Jesus no templo, no lugar, na escola, nos lugares de trabalho e diversão, em todas as partes; se somos dos que vivem e trabalham a favor da comunhão, característica fundamental da Igreja; ‘Que todos sejam um'”.

Finalmente, “alentados pelos frutos obtidos ao longo dos anos -prosseguiu Dom Pierre-, peçamos ao Espírito Santo que nos permita ser verdadeiros discípulos que creem e amam a Jesus, para, desde aí, ser cada dia mais amigos, testemunhas e evangelizadores seus”.

Durante a Santa Missa, o Núncio Apostólico no México também leu uma mensagem de felicitação por parte do Papa Francisco, que se uniu em oração e concedeu sua Bênção Apostólica por ocasião do aniversário. Na ocasião Dom Sigifredo Noriega Barceló, Bispo de Zacatecas, que concelebrou a Santa Missa, expressou: “Temos nos reunido para celebrar o mistério do amor de Deus, mistério da Fé e o mistério da graça que fez e faz possível a Igreja que peregrinou ontem, que busca ser fiel hoje e pretende olhar a Igreja do futuro até que o Evangelho seja pregado e celebrado em todos os altares da vida”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas