Gaudium news > "Precisamos investir na causa vocacional", afirma o Bispo de Santa Cruz do Sul

"Precisamos investir na causa vocacional", afirma o Bispo de Santa Cruz do Sul

Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 11/07/2014, Gaudium Press) Dom Canísio Klaus, Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, em seu artigo da semana lembrou que neste mês de julho quatro padres da região comemoram seu Jubileu de 50 anos de ordenação sacerdotal: padres Álvaro Lenhardt (04 de julho), Marino Bohn (10 de julho), Alfredo Lenz (11 de julho) e Frei Evaldo Teipel (19 de julho).

Segundo o Prelado, as celebrações de jubileu sempre são momentos importantes na vida das pessoas, momentos em que as pessoas envolvidas fazem um retrospecto das suas lutas e vitórias, festejando com amigos e familiares. Para ele, é por isso que a Igreja incentiva as celebrações de jubileus de vida matrimonial, ordenação sacerdotal e consagração religiosa, além de motivar as celebrações jubilares de comunidades, paróquias e dioceses.

O Bispo explica que as comemorações jubilares têm por inspiração o Livro do Levítico (25,8-17), com a determinação de ser um ano santo, onde se proclama a libertação de todos os habitantes do país. “O quinquagésimo ano será para vós um ano de jubileu, sagrado para vós”.

Falando especificamente do jubileu de vida sacerdotal, Dom Canísio afirma que o sacerdote ao comemorar 25 ou 50 anos de ordenação é convidado a fazer uma retomada das motivações iniciais que o levaram a se decidir pelo sacerdócio.

“Uma das formas de fazer isso é retomar o lema da ordenação sacerdotal, que normalmente expressa o sentimento do padre ao ter sido ordenado. Junto com isso também, o padre é motivado a fazer uma retomada do trabalho realizado ao longo do seu ministério, celebrando as alegrias e dificuldades passadas”, avalia.

Além disso, o Prelado salienta que a paróquia onde o padre celebra o seu jubileu, assim como também a comunidade de onde ele é natural, é convidada a fazer uma revisão sobre o espírito vocacional presente em seu meio. Para Dom Canísio é fundamental fazermos esse questionamento: Se há 50 anos a diocese tinha muito mais jovens que se decidiam pelo sacerdócio, o que pode ser feito no presente momento para que volte a crescer o número de vocacionados? Por que tivemos quatro ordenações sacerdotais na Diocese em 1964 e nenhuma em 2014?

“Se quisermos padres para atender as nossas comunidades, é evidente que precisamos investir na causa vocacional. Sem uma ação decidida nesta linha, logo mais deveremos fechar paróquias ou encontrar novas maneiras de mantê-las funcionando. Por isso, o apelo que fazemos a todas as comunidades que foram agraciadas com o trabalho dos padres jubilares é que aproveitem o ano sagrado destes padres para renovarem o seu ardor pela causa vocacional”, afirma.

Por fim, o Bispo agradece aos padres jubilares pelo trabalho desenvolvido em favor do povo da Diocese nestes 50 anos. Ele faz votos que Deus lhes conceda saúde e motivação para continuarem a desenvolver a nobre missão que lhes foi confiada pelo Senhor da Messe. “Celebrem com júbilo a vida sacerdotal e renovem as motivações presentes no dia da ordenação”, conclui. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas