Gaudium news > Diocese de Guarapuava (PR) realiza 1ª Festa do Divino Pai Eterno

Diocese de Guarapuava (PR) realiza 1ª Festa do Divino Pai Eterno

Guarapuava – Paraná (Sexta-Feira, 11/07/2014, Gaudium Press) A Diocese de Guarapuava, no Estado do Paraná, promoverá dos dias 17 a 20 de julho atividades em comemoração a 1ª Festa do Divino Pai Eterno na região. Em preparação ao evento será realizado um tríduo nos dias 17, 18 e 19 deste mês, sempre às 19h30.

A abertura do tríduo se dará com a meditação do tema “Virgem Maria, Mãe de Deus e de Deus Filha”. Neste dia, haverá a consagração das mulheres ao Divino Pai Eterno. Já no segundo dia de tríduo, no dia 18, a temática meditada será “Jesus Cristo rosto visível do pai”. Além da consagradação dos homens ao Divino Pai Eterno, ocorrerá também neste dia a benção com o Santíssimo Sacramento.

“O Espírito Santo faz-nos habitar em Deus e Deus em nós” é o assunto que será refletido no terceiro e último dia do tríduo. Ocorrerá ainda a consagração das crianças Divino Pai Eterno. No dia da festa, 20 de julho, às 7h, será realizada a alvorada festiva. Logo depois, às 9h, ocorrerá a Santa Missa Solene, com procissão. Ao meio-dia, será realizado um almoço de confraternização.

A Devoção

A devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade-GO teve início por volta de 1840, com o casal de agricultores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira. Eles vieram se estabelecer nas proximidades do Córrego do Barro Preto, distante aproximadamente vinte e dois quilômetros do município de Campininha das Flores.

Constantino começou a trabalhar na terra para plantação. Certo dia, enquanto ele e sua mulher lidavam no campo, a enxada tocou em algo rígido que não era pedra. Ao conferir, notaram ser um medalhão belíssimo de barro, onde estava representada a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Eles beijaram o medalhão sagrado e o levaram para casa.

Ele e seus familiares começaram a rezar o terço, principalmente aos finais de semana. Numerosos prodígios, graças e milagres começaram a acontecer. A notícia se espalhou e aos poucos outros moradores locais passaram a rezar juntos ao Divino Pai Eterno. O número de devotos foi crescendo e por volta de 1843 foi construída uma capela de folhas de buriti, mas esta também ficou pequena. O Casal então doa um terreno às margens do córrego Barro Preto e todos construíram uma nova capela.

Constantino encomendou uma réplica da figura encontrada no medalhão, em tamanho maior e esculpida em madeira, ao artista plástico Veiga Valle, que morava em Pirenópolis – GO. Daí surgiu a imagem venerada em Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo coroando, solenemente, a Virgem Maria. Esta imagem feita pelo famoso artista goiano pode ser vista ainda hoje no Santuário Velho, também conhecido como Igreja Matriz de Trindade.

Imagem Peregrina

A imagem do Divino Pai Eterno é a representação divina de Deus Pai, Jesus Cristo, Espírito Santo e Maria que acolhe e revela de maneira singular o amor misericordioso do Pai a cada filho. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas