Gaudium news > Relíquias de Dom Orione percorrem o Brasil

Relíquias de Dom Orione percorrem o Brasil

Poxoreu – Mato Grosso (Sexta-feira, 11-07-2014, Gaudium Press) – Relíquias de São Luis Orione estão sendo conduzidas em peregrinação pelo Brasil, no ano do centenário da chegada dos orionitas ao nosso país.

Levadas a várias cidades, elas chegaram a Poxoreu, no Mato Grosso e foram direto para o Centro Juvenil São João Batista, no sábado, 5 de julho.

reliquia_de_dom_orione.jpg

Na ocasião foi celebrada pelo padre Alexandre Umbelino uma missa solene que marcou o momento e emocionou os fiéis.

Em sua homilia, o celebrante recordou a amizade entre São Luis Orione e São João Bosco e lembrou o primeiro milagre operado por Dom Bosco, após sua morte, que favoreceu o jovem Luis Orione:

“Ele era um dos alunos de Dom Bosco incumbidos de dirigir a longa fila de devotos que vinham rezar diante de sua câmara funerária.

Muitos fiéis queriam alguma lembrança do venerável sacerdote. Como fazer para atender a tantos pedidos?

Apertado pelas circunstâncias, Orione, então com 16 anos, optou pela solução que lhe pareceu ser a mais simples e prática. Correu à dispensa da qual era o encarregado para cortar pedaços de pão, tocá-los no Santo e dar aos fiéis como relíquia.

Na pressa em satisfazer a todos, Luis Orione, que era canhoto, cortou o dedo indicador direito. Nenhuma outra preocupação lhe surgiu à mente, a não ser esta, sem esse dedo, não poderia realizar seu sonho de ser ordenado padre.

Para evitar-lhe tal desastre, precisava da intervenção de Dom Bosco. Correu, segurando o dedo pendente apenas de uma fina camada de pele e cheio de fé o tocou no corpo do santo.

No mesmo instante, o dedo ficou perfeitamente cicatrizado. Ainda hoje, pode-se ver no corpo de Bem-Aventurado Orione a marca do corte rodeando por inteiro o indicador direito.”

Ao término da Santa missa os fiéis tiveram a graça de tocar no relicário fazer seus pedidos. A comunidade recebeu de presente o quadro de São Luis Orione, cujo carisma apostólico, é levar aos pequenos e pobres sua missão de fazer as obras de caridade. (JSG)

Da Redação, com informações Boletim Salesiano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas