Gaudium news > Dom Joseph Gébara assume Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso

Dom Joseph Gébara assume Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso

São Paulo (Segunda-feira, 21-07-2014, Gaudium Press) Na manhã desta segunda-feira, 21 de julho, o Santo Padre Francisco aceitou o pedido de renúncia apresentado por Dom Farès Maakaroun, ao governo pastoral da Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso, em São Paulo, dos Greco-Melquitas.

O ato ocorre em conformidade com o cânon 210, parágrafo primeiro do Código dos Canônes das Igrejas Orientais – CCEO

Agora, o governo pastoral da Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso será assumido pelo eparca coadjutor da mesma Eparquia, Dom Joseph Gébara.

O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, escreveu uma mensagem na qual manifesta sua alegria pela nomeação e agradece a Dom Farès Maakaroun “pelo seu longo apostolado à frente dessa eparquia”. Confira a mensagem na íntegra:

Saudação a Dom Joseph Gébara

O Papa Francisco aceitou hoje, 21, o pedido de renúncia, apresentado por Dom Farès Maakaroun, ao governo da Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso, em São Paulo, dos Greco-melquitas, de acordo com o cânone 210, § primeiro, do Código dos Cânones das Igrejas Orientais – CCEO. Em consequência, o até agora eparca coadjutor, Dom Joseph Gébara, assumirá a guia pastoral da mesma eparquia.

Natural do Líbano, Dom Joseph Gébara fez seus primeiros estudos, até a Filosofia, também no Líbano, passando a fazer a Teologia no Instituto Católico de Paris. Pela Universidade da Sorbone, doutorou-se em História das Religiões e em Antropologia Religiosa. Em 1993, foi ordenado sacerdote para a arquieparquia de Beirute e Jbeil, dos Greco-melquitas, e, em 2013, foi nomeado bispo coadjutor da Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso.

Agora, ao mesmo tempo agradecida a Dom Farès Maakaroun pelo seu longo apostolado à frente dessa eparquia, a CNBB alegra-se com a chegada de Dom Gébara a esse posto, desejando-lhe também longo e fecundo pastoreio junto ao rebanho dos católicos Greco-melquitas de São Paulo. Nossa Senhora do Paraíso o acompanhe em todos os seus momentos.

Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB. (EPC)

Com informações da CNBB.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas