Gaudium news > Arquidiocese de Juiz de Fora promove Simpósio sobre Razão e Fé

Arquidiocese de Juiz de Fora promove Simpósio sobre Razão e Fé

Juiz de Fora – Minas Gerais (Terça-feira, 22-07-2014, Gaudium Press) Entre os dias 4 e 6 de novembro ocorrerá na Arquidiocese de Juiz de Fora (Minas Gerais), um simpósio de História e Ciências intitulado “Razão e a Fé – Verdades e mitos”.simposio_de_historia_e_ciencias_vs.jpg

Organizado pela Pastoral da Educação e apoiado pela Comunidade Resgate, o evento pretende fomentar discussões entre ateus, religiosos e curiosos, abordando pontos como a oposição entre a Fé e a ciência, a crença em milagres e a verdade sobre períodos históricos marcantes, como a Inquisição e a Idade Média.

Segundo o coordenador do Simpósio, Daniel Ribeiro Pinto, o objetivo é desmistificar teorias amplamente aceitas e reproduzidas. “Nem tudo o que aprendemos nas escolas nos últimos anos é, de fato, verdade. Existem distorções por diversos motivos, desde má interpretação até parcialidade de quem narra a história”.

“O objetivo não é defender a Igreja, nem fazer apologia da Fé, mas levantar questões acerca de o que são mitos e o que são verdades”, afirmou.

Dentre os vários conceitos a serem discutidos e questionados à luz de fatos comprovados está o de que a Igreja Católica é contra a ciência ou de que “a Fé é inimiga da razão”.

Na opinião do Arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, a importância do evento é mostrar aos participantes que a compatibilidade entre ciência e Fé é, sim, possível. “A nossa proposta é levar todos à reflexão no que diz respeito ao valor e a possibilidade de união dessas duas vertentes, citando inclusive as contribuições para a ciência daqueles que, na história, tinham Fé”, ressaltou. (EPC)

Com informações da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas