Gaudium news > Catedral de Caxias do Sul realiza retiro para homens e para jovens

Catedral de Caxias do Sul realiza retiro para homens e para jovens

Caxias do Sul – Rio Grande do Sul (Quarta-Feira, 23/07/2014, Gaudium Press) A Catedral diocesana de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverá o Sábado de Espiritualidade para homens, no dia 26 de julho, e para jovens de até 25 anos, no dia 2 de agosto, ambos das 10h às 20h. Além de palestras, haverá momentos de oração, dinâmicas para reforçar a reflexão e confraternização entre os participantes.

De acordo com o pároco da Catedral, Padre Leomar Brustolin, os retiros missionários, que vem sendo realizados desde março deste ano, fazem parte de um projeto maior, denominado Caminhos da Fé, que está alinhado com o Documento 100 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil): “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.

Ainda segundo o sacerdote, o objetivo da atividade é fazer com que os participantes se engajem numa das 15 comunidades da Palavra que a paróquia instalou desde 2013. Para ele, os retiros têm também a missão de atrair as pessoas para que vivam como discípulos missionários na paróquia, não meros frequentadores, mas membros vivos no seguimento de Jesus.

“Por isso em março ocorreu o retiro com crianças, com 70 inscrições; em maio ocorreu o retiro para casais, com 60 pessoas; em junho aconteceu o retiro para idosos, com a participação de 70 pessoas, e em julho tivemos 104 pessoas no retiro de mulheres”, destaca.

Padre Leomar destaca que o conteúdo do retiro é o querigma, que consiste em fazer o anúncio fundamental da fé cristão sobre o amor de Deus revelado em Jesus Cristo e que supõe acolhida. Ele explica que desde o Documento de Aparecida a Igreja insiste que as comunidades devem ser lugar do autêntico encontro com Jesus Cristo, capaz de transformar a vida.

“Essa é a meta dos retiros. Muitas vezes as pessoas que trabalham nas paróquias ou nas diversas instâncias da Igreja falam sobre Deus e sobre Jesus Cristo, organizam muitas atividades e eventos, mas nem sempre mudam suas vidas e se convertem ao Caminho, porque falta-lhes esse encontro fundamental”, afirma.

Por fim, o pároco salienta que a atividade espera fortalecer esse discipulado, inserindo as pessoas na comunidade. Conforme ele, não basta essa formação espiritual se não houver um acompanhamento que possibilite a perseverança. “Esperamos que muitas pessoas se agreguem às comunidades e vivam a experiência de caminhar com fé”, conclui.

A Catedral Santa Teresa fica localizada na Rua Os 18 do Forte, número 1811, no Centro da cidade de Caxias do Sul. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (54) 3221-2564 ou pelo site www.catedraldecaxias.com.br. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas