Gaudium news > Papa concede benção apostólica ao MCC de Porto Alegre

Papa concede benção apostólica ao MCC de Porto Alegre

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Quarta-Feira, 23/07/2014, Gaudium Press) O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Arquidiocese de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, recebeu uma carta do Papa Francisco, em que ele concede a benção apostólica a todos os cursilhistas inseridos na arquidiocese. O Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, foi quem entregou a correspondência ao assessor eclesiástico do movimento, Padre César Leandro Padilha.

Atendendo a um pedido do Padre Padilha para que abençoasse o MCC, o Pontífice escreveu a carta e a entregou a Dom Jaime, que no mês de junho, fez uma viagem ao Vaticano. Na correspondência, os cursilhistas são convidados a manterem os olhos fixos em Jesus. Além disso, a carta diz que “O Santo Padre segreda hoje a cada um aquele apelo da primeira hora: conto com tuas mãos para semear a Boa Nova do Reino de Deus no coração da gente”. Para concluir, o Papa concede a benção apostólica ao movimento.

Movimento de Cursilhos de Cristandade

É um movimento da Igreja que, mediante um método próprio, possibilita a vivência do fundamental cristão, ajudar a descobrir, a realizar e respeitar a vocação pessoal. Segundo a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre, o MCC se destaca por ser voltado ao anúncio do Evangelho, com o propósito de despertar novas lideranças – preferencialmente cristãos batizados que estejam afastados da Igreja – a fim de que se tornem evangelizadores de suas realidades particulares: comunidades, ambientes profissionais, família, entre outros espaços.

Cursilho é uma palavra espanhola, que quer dizer “pequeno curso”, de pouca duração. Este curso é dado por sacerdotes e leigos, durante três dias. É um curso de religião e um treinamento de líderes cristãos.

Teve origem na Espanha, através de um grupo de jovens pertencentes à juventude de ação católica espanhola (JACE), da Diocese de Palma de Maiorca – Ilha de Maiorca, em agosto de 1948. O Movimento se espalhou por toda a Espanha e transpôs fronteiras propagando-se por todo o mundo. No Brasil, foi realizado o 1º. Cursilho em abril de 1962, em Valinhos, Diocese de Campinas. Atualmente, realizam-se Cursilhos em todos os Estados brasileiros. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas