Gaudium news > Inauguram na Espanha rota a pé para percorrer a vida de Santa Teresa de Ávila

Inauguram na Espanha rota a pé para percorrer a vida de Santa Teresa de Ávila

Ávila – Espanha (Sexta-feira, 25-07-2014, Gaudium Press) Em menos de três meses começará oficialmente na Espanha a celebração do 5º Centenário de Nascimento de Santa Teresa de Jesus, mística e reformadora do Carmelo. Como parte das iniciativas que vem sendo promovidas em preparação para este grande jubileu teresiano, os promotores dos 500 anos inaugurarão em agosto a rota “Do berço ao sepulcro” para percorrer a pé desde Ávila até Alba de Tormes, lugares do nascimento e morte da Santa carmelitana.

Santa Teresa de Ávila

A inauguração desta rota ocorrerá com uma peregrinação inicial que constará de cinco dias de caminho -de 21 a 25 de agosto- que poderá realizar-se não só a pé, mas também com bicicleta de montanha ou a cavalo. Serão no total 118 quilômetros de caminho, dos quais 70 se desenvolverão na província de Ávila, e os restantes em Salamanca.

Se prevê que durante este trajeto se visitem vários dos lugares que marcaram a vida não só de Santa Teresa de Jesus, mas também os lugares ligados a São João da Cruz, cuja vida também transcorreu em Ávila e esteve muito ligada a santa mística.Santa Teresa de Ávila

O itinerário começará no dia 21 de agosto com um percurso de 25 quilômetros que começará em Ávila na casa natal da Santa, hoje Convento dos Padres Carmelitas “A Santa”; seguirá em Narillos de San Leonardo, Cardeñosa, Peñalba de Ávila e Gotarrenura, lugar onde os pais de Santa Teresa contraíram o matrimônio.

Para o dia 22, segundo dia de caminho, se fará um trajeto de 24 quilômetros partindo de Gotarrenura e passando por El Oso, Papatrigo, Narros de Saldueña, até Fontiveros, que é onde nasceu São João da Cruz.

O terceiro dia de peregrinação, 23, consistirá de 21 quilômetros de caminho começando de Fontiveros, e passando por Rivilla de Barajas, Narros del Castillo, até chegar ao Convento del Duruelo, que tem um grande significado porque ali começou a reforma masculina do Carmelo que impulsionou São João da Cruz em 1568 ajudado por Teresa de Ávila. No lugar, que é hoje convento das Madres Carmelitas, os peregrinos serão recebidos pelas autoridades regionais, provinciais e membros da Comissão do 5º Centenário, que durante uma celebração Eucarística farão a inauguração oficial da rota “Do berço ao sepulcro”.

Já para o dia 24, quarto dia de caminho no qual se percorrerão 24 quilômetros, os peregrinos caminharão por Macera de Abajo, Macotera, Tordillos e Peñerada, lugar onde os itinerantes visitarão o Convento das Madres Carmelitas fundado no século XVII, onde se encontra o museu espanhol de arte napolitano.

Finalmente no dia 25 de agosto, após percorrer entre 18 e 24 quilômetros passando pela Lurda E Garcihernández, os peregrinos chegarão ao Convento das Carmelitas em Alba de Tormes, Salamanca, onde no dia 26 se comemorará a Transverberação de Santa Teresa de Jesus, experiência mística que viveu Santa Teresa e que ela mesma relatou em sua obra autobiográfica “Livro da Vida”.Santa Teresa de Ávila

Esta não é a única rota teresiana que é desenvolvida por ocasião do 5º Centenário de Nascimento de Santa Teresa. Em março, ao comemorar-se os 499 anos do nascimento da santa, também foi apresentada a rota “Pegadas de Teresa”. Um caminho, similar ao de Santiago de Compostela, que se realizará nas 17 cidades espanholas onde a mística e doutora da Igreja criou suas fundações conventuais em plena reforma do Carmelo.

Moeda comemorativa

Além das rotas teresianas, também foi apresentada uma moeda comemorativa aos 500 anos de nascimento de Santa Teresa de Jesús. A moeda foi elaborada pelo coletivo “Mais que 3” de Ávila, que está integrado por Quique Joyeros, Joyería Olalla e el Taller Adolfo Martín.

A moeda é uma peça de prata que imortaliza várias das frases mais célebres da santa espanhola. A moeda terá uma tiragem inicial de 2 mil exemplares, logo se produzirão mais com os textos da santa em inglês e francês. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas