Gaudium news > Diocese de Caxias do Sul sedia Congresso da Região Sul do ECC

Diocese de Caxias do Sul sedia Congresso da Região Sul do ECC

Caxias do Sul – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 25/07/2014, Gaudium Press) Terá início hoje, dia 25 de julho, e segue até domingo, dia 27, o XVI Congresso da Região Sul do Encontro de Casais com Cristo (SCC), no Colégio Murialdo, pertencente à Diocese gaúcha de Caxias do Sul. Participarão do evento cerca de 100 casas e 70 religiosos, entre eles, bispos e diretores espirituais das dioceses em que está implantado o ECC nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Com o tema “Família, berço da vida, protagonista da fé” e o lema “Acolher e Anunciar”, o encontro teve seu início já na quinta-feira, às 20h, na Igreja São Pelogrino, quando foi realizada a Missa de Entrega, presidida pelo Bispo de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni. A celebração contou ainda com a presença de Dom Benedito G. dos Santos, assistente eclesiástico nacional do ECC e Bispo da Diocese de Presidente Prudente (SP).

As atividades propostas no congresso serão palestras, reflexões e estudos sobre a temática escolhida. Além disso, o evento será uma oportunidade para debater os rumos do ECC dentro da Igreja, novos desafios e novas propostas. A estrutura da escola (com salas de palestras e para círculos de estudos, além da área de integração) ficará à disposição dos congressistas.

A Paróquia Murialdo também disponibilizará a Igreja e o Salão da Comunidade para as refeições, e os visitantes ficarão hospedados nas casas dos casais que participam do ECC em Caxias do Sul.

É importante salientar que o evento acontece em um momento importante para a Diocese gaúcha, que celebrar o seu jubileu de 80 anos em setembro. Com o lema “Ainda tens um longo caminho a percorrer”, a programação dos 80 anos teve início no dia 19 de março, dia em que o Seminário Nossa Senhora Aparecida completou 75 anos de inauguração, e se encerrará no dia 6 de setembro de 2015.

A diocese gaúcha foi criada no dia 8 de setembro de 1934, pela Bula “Quae Spirituali Christifidelium” do Papa PioXI, desmembrada da arquidiocese de Porto Alegre. Em 10 de novembro de 1966, por decreto da Sagrada Congregação Consistorial, passou a se chamar diocese de Caxias Do Sul.

Congressos do ECC

Os Congressos Nacionais das Regiões do ECC tem como objetivo dar continuidade aos serviço que o movimento presta à Igreja e ao aprimoramento de seus dirigentes. Para este ano, estão programados os seguintes Congressos das Regiões: Centro-Oeste – nos dias 1º, 2 e 3 de agosto, na Cidade de Sinop (MT); Leste – nos dias 18,19 e 20 de julho, na Cidade de Colatina (ES); Nordeste – nos dias 29, 30 e 31 de agosto, na Cidade de Recife (PE); Norte – nos dias 15, 16 e 17 de agosto, na Cidade de Macapá (AP).

ECC em Caxias do Sul

O Encontro de Casais com Cristo teve início em Caxias do Sul em 1990, quando 26 casais foram a Porto Alegre vivenciar o encontro na Paróquia Nossa Senhora do Trabalho. O 1º encontro em Caxias do Sul aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com a participação de 27 casais. O evento teve a autorização do Bispo Dom Paulo Moreto. Atualmente, o evento está presente em nove paróquias. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas