Gaudium news > “O cristão não pode ter a sua fé escondida", diz Papa no Angelus

“O cristão não pode ter a sua fé escondida", diz Papa no Angelus

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 28-07-2014, Gaudium Press) – Neste domingo, a reflexão que, geralmete, precede a oração mariana do Angelus, na Praça São Pedro, foi sobre o tema do Reino dos Céus. Francisco sugeriu aos milhares de peregrinos presentes na Praça que fizessem uma leitura diária de uma passagem das Sagradas Escrituras para “encontrar Jesus”. Antes, ele havia dito aos presentes que “tudo adquire um sentido quando se encontra este tesouro, que Jesus chama ‘o Reino de Deus'”.

Em seu comentário ao tema proposto pela Liturgia do XVII Domingo do Tempo Comum, quando se fala do Reino dos Céus, Francisco chamou de “obras primas” as parábolas do tesouro escondido no campo e da pérola de grande valor.
Para explicar o que se passa com quem descobre um “grande tesouro”, o Papa utilizou a figura do agricultor “que, arando, encontra o tesouro inesperado” e do mercador de pérolas, “que após longa procura encontra a pérola preciosíssima”.
Nos dois casos, comenta ele, “o tesouro e a pérola valem mais do que todos os outros bens” e eles “se dão conta do valor incomparável daquilo que encontraram e estão dispostos a perder tudo para possuí-la”.

“Assim é para o Reino de Deus: quem o encontra não tem dúvidas, sente que é aquilo que buscava, que esperava e que responde às suas aspirações mais autênticas. E é realmente assim: quem conhece Jesus, quem o encontra pessoalmente, permanece fascinado, atraído por tanta bondade, tanta verdade, tanta beleza, e tudo numa grande humildade e simplicidade”, disse o Papa.

Ao lembrar aqueles que leram o Evangelho “de coração aberto”, foram tocados por Jesus e se converteram, o Pontífice recorda os numerosos santos e cita especialmente São Francisco de Assis:

“Pensemos em São Francisco de Assis: ele já era um cristão, mas um cristão ‘água de rosa’. Quando leu o Evangelho, em um momento decisivo de sua juventude, encontrou Jesus e descobriu o Reino de Deus e então todos os seus sonhos de glória terrena desapareceram. O Evangelho faz você conhecer Jesus verdadeiro, o Jesus vivo; fala-te ao coração e transforma a tua vida. E então sim, deixa tudo. Você pode mudar efetivamente o tipo de vida, ou continuar a fazer aquilo que fazias antes, mas você é outra pessoa, você renasceu: encontrou aquilo que dá um sentido, sabor, luz a tudo, mesmo aos cansaços, aos sofrimentos, à morte. Tudo adquire um sentido quando encontras este tesouro, que Jesus chama ‘o Reino de Deus’, isto é, Deus que reina na tua vida, na nossa vida”.

“Para nos levar do reino das trevas para o reino da vida, da beleza, da bondade, da alegria”, Jesus sofreu tormentos que o levaram à morte de cruz. Ter encontrado o Reino de Deus, . E é impossível esconder a alegria de ter encontrado o Reino de Deus, afirmou ele.
“O cristão não pode ter a sua fé escondida, porque ela transparece em cada palavra, em cada gesto, mesmo nos mais simples e cotidianos: transparece o amor que Deus nos deu mediante Jesus”. (JSG)

Da Redação, com informações da Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas