Gaudium news > “O Reino de Deus –diz Papa, em Caserta– se faz presente na própria pessoa de Jesus”

“O Reino de Deus –diz Papa, em Caserta– se faz presente na própria pessoa de Jesus”

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 28-07-2014, Gaudium Press) – Na visita pastoral à cidade italiana de Caserta, no sábado, 26, o Papa Francisco chegou ao Heliporto da Aeronáutica militar sendo recebido por autoridades civis e religiosas da região.

Francisco encontrou-se com os sacerdotes da diocese e, em seguida, passeou no meio da multidão a bordo do Jeep papal.

Às 18 horas, presidiu a Missa na Praça diante da Régia da Calábria, antigo Palácio Real.

Era o dia em que a cidade festeja sua Padroeira, Santa Ana, Mãe da Virgem Maria e Francisco fez sua homilia a partir das duas Parábolas propostas pelo Evangelho, onde Jesus ensina “o que é o reino dos céus, como ele é encontrado e o que se deve fazer para possuí-lo”.

Ao explicar “o que é o reino dos céus”, ele afirmou que Jesus o enuncia dizendo “que está próximo” e sempre usando parábolas e figuras, como o modo de agir de um patrão, de um rei, das dez virgens e mostrando os efeitos dele como sendo capazes “de mudar o mundo, como o fermento escondido na massa; pequeno e humilde como uma semente”.
“O Reino de Deus – observou o Papa – se faz presente na própria pessoa de Jesus”:

“É Ele o tesouro escondido e a pérola de grande valor. Se compreende a alegria do agricultor e do mercador: a encontraram! É a alegria de cada um de nós quando descobrimos a proximidade e a presença de Jesus na nossa vida. Uma presença que transforma a existência e nos torna abertos às exigências dos irmãos; uma presença que nos convida a acolher cada outra presença, também aquela do estrangeiro e do migrante”.

Ele mostrou “como se encontra o reino de Deus”, dizendo que cada um de nós tem um caminho particular, o que nos recorda que “Deus se deixa encontrar, porque é Ele que nos busca e se deixa encontrar também por quem não o procura”:

“Às vezes Ele se deixa encontrar em lugares insólitos e em tempos inesperados. Quando se encontra Jesus fica-se fascinado, conquistado, e é uma alegria deixar o nosso modo de viver cotidiano, às vezes árido e apático, para abraçar o Evangelho, para deixar-se guiar pela lógica nova do amor e do serviço humilde e desinteressado”.

“O que fazer para possuir o reino de Deus?” O Papa Bergoglio aponta a importância de se colocar “Deus em primeiro lugar na nossa vida”. O que significa ter a coragem de dizer “não ao mal, à violência, à exploração, para viver uma vida de serviço aos outros e em favor da legalidade e do bem comum”. Segundo ele, “quando uma pessoa descobre o verdadeiro tesouro, abandona um estilo de vida egoísta e procura partilhar com os outros a caridade que vem de Deus”:

“Quem se torna amigo de Deus, ama os irmãos, se empenha em salvaguardar a vida e a saúde deles, também respeitando o ambiente e a natureza”. “E isto exige de todos serem servidores da verdade e de assumir em todas as situações o estilo de vida evangélico”.

Depois de incentivar as comemorações da festa de Santa Ana e de concluir a Missa, às 19:45 horas, o Papa retornou à Roma. (JSG)

Da Redação, com informações Gaudium Press

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas