Gaudium news > Iniciam na Costa Rica festejos em honra a Nossa Senhora dos Anjos

Iniciam na Costa Rica festejos em honra a Nossa Senhora dos Anjos

Cartago – Costa Rica (Terça-feira, 29-07-2014, Gaudium Press) Sob o lema “Maria Mãe da Evangelização”, começaram no dia 23 de julho as homenagens em honra a Nossa Senhora dos Anjos, Padroeira da Costa Rica, cuja solenidade ocorrerá no próximo dia 02 de agosto.

“No contexto da celebração da festa nacional em honra a Virgem Maria, Rainha dos Anjos, celebrando os 379 anos do encontro da Sagrada Imagem, nos queremos unir a alegria que irradia a Boa Notícia de Salvação, tal como ao longo img1.jpgda história temos experimentado e que em datas recentes nos recorda o Santo Padre Francisco em sua Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium'”, diz a Diocese de Cartago ao anunciar o programa dos festejos em honra a Virgem.

“Neste contexto fazemos referência ao que nos diz o Santo Padre em relação a Virgem Maria: ‘com o Espírito Santo, em meio do povo, sempre está Maria. Ela reunia aos discípulos para invocá-los (Atos 1, 14) e assim se fez possível a explosão missionária que se produziu em Pentecostes. Ela é a Mãe da Igreja evangelizadora e sem ela não terminamos de compreender o espírito da nova evangelização (…)”, continua a Diocese.

Os atos comemorativos a Mãe de Deus, que começaram no dia 23 de julho, se estenderão até o dia 02 de agosto. Durante estes dias se vem refletindo em diversos temas que fazem referência a Maria como Mãe da Evangelização; assim mesmo se vem rezando o Rosário da Aurora, e celebrando Missas Solenes nas distintas Dioceses da Costa Rica, além de encontros em torno da tradição mariana.

O tema de reflexão para esta terça-feira, 29, é: “Ela é a do coração aberto pela espada, que compreende todas as penas”; o do dia 30 é: “Como Mãe de todos que é sinal de esperança para os povos que sofrem dores de partoIMG2.jpg até que brote a justiça”; o de 31, como Maria “missionária que se aproxima de nós para acompanhar-nos pela vida, abrindo os corações à Fé com seu carinho materno”, e o do dia 1º de agosto, o tema será em torno de Maria que, como verdadeira Mãe, “caminha conosco, luta conosco e derrama incessantemente a proximidade do amor de Deus”.

No dia 2 de agosto, quanto tem lugar a Solenidade Mariana, se rezará de um modo especial “a Mãe do Evangelho Vivente”, para que “interceda para que este convite a uma nova etapa evangelizadora seja acolhido por toda a comunidade eclesial”. Este dia, entre os atos centrais da festividade, haverá às 09h uma Solene Celebração Eucarística, com a presença da Conferência Episcopal da Costa Rica; e às 18h, se celebrará o Rosário da Luz.

Como é tradição a cada ano no dia 03 de agosto terá lugar “La Pasada”, que é a peregrinação da imagem de Nossa Senhora dos Anjos a partir de sua Basílica até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo em Cartago, onde permanecerá até o dia 07 de setembro, quando a venerada imagem regresse de seu Santuário; esta é uma tradição de séculos que se iniciou no ano de 1782 e ainda se conserva.

Para estes eventos, especialmente nos festejos do dia 02 de agosto, se prevê a participação de milhões de peregrinos que chegarão à Basílica da Virgem dos Anjos em Cartago para render-lhe tributo à Mãe de Deus.

A imagem venerada de Nossa Senhora dos Anjos é uma efígie que foi revelada em uma pequena pedra a mestiça Juana Pereira no ano de 1635. Nela se vê a Mãe de Deus sustentando em seus braços o Menino Jesus. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas