Gaudium news > Pastoral Familiar de São Leopoldo realiza a 20ª Caminhada da Família

Pastoral Familiar de São Leopoldo realiza a 20ª Caminhada da Família

São Leopoldo – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 29/07/2014, Gaudium Press) A Pastoral Familiar da área de São Leopoldo, pertencente à diocese de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverá no dia 16 de agosto a 20ª Caminhada da Família, que marcará o encerramento da Semana Nacional da Família, celebrada pela Igreja Católica de 10 a 16 de agosto. Os organizadores do evento, que será realizado com qualquer tempo, estimam a participação de pelo menos 5 mil pessoas.

De acordo com a assessoria de comunicação da diocese de Novo Hamburgo, a caminhada quer ser uma manifestação pública dos católicos em prol da força, valorização, apoio e reconhecimento da importância da família para a sociedade. Além disso, os católicos irão às ruas para manifestar publicamente o valor da igreja doméstica para a sociedade. O evento será motivado pelo lema da Semana Nacional da Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) “A espiritualidade cristã na família: o casamento que dá certo”.

A programação da caminhada terá início às 8h30min, com a concentração dos participantes em frente ao largo da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, a partir das 9h, será realizada a celebração da Santa Missa. Após a cerimônia, os fiéis percorrerão as ruas Brasil e Independência até a duplicação com a Avenida João Corrêa. Na parte duplicada da Rua Independência, as famílias participarão de um momento forte de reflexão e bênção. No mesmo local, haverá o Abraço da Paz. No final, pães serão abençoados e distribuídos à multidão. Ao longo do percurso, balões e faixas farão parte do cenário. Além disso, padres e diáconos abençoarão lojas e casas.

Haverá ainda um momento de reflexão e benção final, além do abraço da paz. Pães também serão abençoados e depois distribuídos aos participantes. As reflexões ficaram a cargo dos padres Marco Antônio Leal e Sésio Júnior Bitello, das paróquias Beato José de Anchieta (Vila Duque) e Nossa Senhora Aparecida (Scharlau). A animação será conduzida por um grupo dos movimentos de jovens das igrejas do núcleo leopoldense.

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição fica localizada na Praça Tiradentes, número 68, no Centro de São Leopoldo. Mais informações pelo telefone (51) 3592-1003. A história da igreja teve início há 172 anos com a capelinha Nossa Senhora da Conceição, erguida de pau a pique pelos imigrantes alemães e demolida por volta de 1845. No local foi erguida a nova igreja, inaugurada em 1859, que deu lugar ao prédio existente hoje.

História da Caminhada da Família

Há 20 anos um grupo de casais que participava dos movimentos e pastorais da Igreja Católica de São Leopoldo, inspirados nos apelos do Papa Beato João Paulo II, sobre a importância da família e sua missão evangelizadora, sentiu a necessidade de ir às ruas demonstrar que a instituição vai bem, especialmente aquela que está alicerçada na Fé.

A primeira caminhada ocorreu em 1994, com a participação de 500 pessoas. Sendo que, ao longo de sua história, a procissão já contabilizou 35 mil participantes. Segundo estimativa da Guarda Municipal, no ano passado, a caminhada reuniu 10 mil pessoas. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas