Gaudium news > As Cidades da Imaculada: o sonho de São Maximiliano Kolbe

As Cidades da Imaculada: o sonho de São Maximiliano Kolbe

Redação (Terça-feira, 29-07-2014, Gaudium Press) No dia 07 de dezembro de 1927, véspera da Solenidade da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem, um sacerdote franciscano inaugurou um mosteiro em um campolocalizado Sao Maximiliano Kolbe.jpga 42 quilômetros a Oeste de Varsóvia (Polônia). O humilde religioso era São Maximiliano Maria Kolbe, e a fundação viria a ser em seu momento o maior convento do mundo e uma das obras mais notáveis da Evangelização através dos meios de comunicação no século XX. Era Niepokalanów, a Cidade da Imaculada, materialização de um sonho apostólico que o Santo polonês desejava estender por todo o mundo.

A ferramenta para fazer florescer desta maneira uma obra com humildes inícios foi a obediência completa à Santíssima Virgem, núcleo fundamental da espiritualidade de São Maximiliano e que se esforçou em inculcar àqueles que guiou espiritualmente: “A chave não é atuar de acordo com as nossas ideias, mas estar em suas mãos”, pregava. “Ela pode alcançar melhor a glória de Deus, enquanto nós arruinamos muitas coisas. Tudo depende de nossa perfeita docilidade até ela”. Esta disposição se fazia prática em uma esmerada observância da regra franciscana e uma terna devoção mariana que animava a vida no mosteiro que chegou a albergar 772 religiosos em 1939.

Intensa atividade apostólica

Este vasto número de monges tinha um grande trabalho para fazer. A Cidade da Imaculada, além de ser um refúgio de oração era o quartel general de um intenso trabalho evangelizador. Ali se imprimia o “Cavaleiro da Imaculada”, uma revista que motivava a devoção de milhares de fiéis e sua Consagração a Santíssima Virgem, além de outras muitas publicações que chegaram a incluir um informativo noticioso impresso a partir da perspectiva católica. Antes da Segunda Guerra Mundial o mosteiro teve três rotativas, 7 monotipos e linotipos. O monumental trabalho requeria 1600 toneladas de papel anuais e imprimia um total de 60 milhões de cópias.

Este modelo de vida religiosa de oração profunda e árduo trabalho apostólico nos meios de comunicação foi estendido por São Maximiliano ao Japão. Na cidade de Nagasaki se edificou o “Mugenzai no Sono”, o Jardim da Imaculada de onde também se estendia o influxo da publicação mariana com a qual o Santo pretendia ganhar os corações dos crentes e não crentes: o Cavaleiro da Imaculada. O próprio São Maximiliano se transladou a cidade japonesa em 1930 e trabalhou como professor no Seminário enquanto avançava sua obra. Seu zelo apostólico o levou a projetar obras similares na Índia e a propor-se algum dia publicar em árabe, hebreu e qualquer língua que lhe permitisse ganhar almas para Deus através da Santíssima Virgem.

O grande projeto

“Creio que em cada nação uma Cidade da Imaculada deveria surgir, para permitir-lhe a Ela usar todos os meios, incluindo os mais modernos, porque as invenções deveriam ser empregadas primeiro em servir-lhe, já seja nos negócios, a indústria, os esportes, etc”, comentava o Santo franciscano, “e inclusive a rádio, o cinema, em resumo tudo o que possa ser descoberto e que possa iluminar nossas mentes e inflamar nossos corações”. Esta Consagração total, não só das pessoas mas de todos os meios e ofícios, era a meta da Milícia da Imaculada com a qual desejava tomar-se espiritualmente o mundo inteiro.

São Maximiliano Kolbe_2.jpg

As expressões do Santo sobre sua visão do mundo falam de um autêntico reinado da Santíssima Virgem, de milhões de almas entregues a elas sob uma doce escravidão que só tinha por objetivo permitir-lhe a Mãe Celestial levá-las ao encontro de Jesus Cristo e empregá-las para a salvação de todas as demais pessoas. Cada devoto consagrado a Nossa Senhora tinha em sua submissão a chave para transformar o mundo. “Uma curta invocação, enquanto trabalhamos, é a melhor oração. E isto é muito conveniente porque estamos constantemente unidos, em uma forma mais íntima, a Imaculada, como um instrumento nas mãos da Senhora, de forma que obtemos a graça da iluminação do intelecto (para compreender sua vontade) e o poder da vontade (para alcançá-lo)”, pregou.

São Maximiliano Kolbe_3.jpg

Uma Cidade da Imaculada em cada nação, um exército de fiéis devotos estendendo o reinado espiritual da Mãe de Deus em toda a terra e todos os meios e tecnologias postas a serviço de Deus e resgate das almas. Este era o sonho de um Santo que não duvidou em dar a vida humildemente em troca da de um pai de família em um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial. A elevada missão que lhe foi encomendada, o conhecia bem, não dependia dele e sua sobrevivência, mas dAquela que o havia chamado a luta pelo Reinos dos Céus.

Com informações de Niepokalanow.eu y Cartemarialedumonde.org.

Gaudium Press / Miguel Farias.
Tradução: Emílio Portugal Coutinho

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas