Gaudium news > Caxias do Sul abre inscrições para Curso de Teologia de Leigos

Caxias do Sul abre inscrições para Curso de Teologia de Leigos

Caxias do Sul – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 29/07/2014, Gaudium Press) A Diocese de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, está com inscrições abertas até o dia 4 de agosto para o Curso de Teologia de Leigos. A formação, que não exigi nenhum pré-requisito dos participantes, possui dois módulos no primeiro semestre e outros dois módulos no segundo semestre do ano.

Na prática, as atividades serão realizadas sempre às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30, na Catedral Santa Teresa, no Centro de Caxias do Sul. Neste ano, as aulas serão mais dialogadas, com vídeos, exposições mais breves dos professores para ampliar o tempo de assimilação do conteúdo.

Segundo o coordenador do Curso de Teologia de Leigos da Diocese gaúcha e coordenador do Mestrado em Teologia pela PUCRS, Padre Leomar Brustolin, ninguém ama o que não conhece e não se trata de saber curiosidades ou especulações, e sim conhecer para amar mais profundamente nossa fé e Jesus Cristo. “A Teologia é uma tentativa de fazer que a fé tenha uma racionalidade. Não é reduzir a fé ao racional, mas é não deixar a fé vazia”, acrescentou.

O Módulo Eclesiologia terá a seguinte programação: 4 de agosto – aula inaugural; 11 de agosto – O Concílio Vaticano II; 18 de agosto – A Lumen Gentium; 25 de agosto – A expansão missionária; 1º de setembro – A iniciação cristã; 8 de setembro – Semana teológica; 15 de setembro – A comunidade de Jesus; 22 de setembro – Os primeiros cristãos; 29 de setembro – A definição de Igreja; 13 de outubro – Os sacramentos de iniciação; 20 de outubro – Os sacramentos de cura; 27 de outubro – Os sacramentos de decisão; 3 de novembro – Direito Canônico; 10 de novembro – A Virgem Maria; 17 de novembro – Viver em comunidade e 24 de novembro – Discípulos Missionários.

Já as aulas do Módulo Nossas Origens e Nosso Destino ocorrerá da seguinte forma: 4 de agosto – aula inaugural; 11 de agosto – Os relatos da criação; 18 de agosto – A Teologia da Criação; 25 de agosto – A criação do ser humano; 1º de setembro – A pessoa e o humanismo integral e solidário; 8 de setembro – Semana Teológica; 15 de setembro – O pós-humano; 22 de setembro – O mal no mundo e o pecado; 29 de setembro – Anjos e demônios; 13 de outubro – Criação ou evolução?; 20 de outubro – O Apocalipse; 27 de outubro – Morte e luto; 3 de novembro – Céu, purgatório e inferno; 10 de novembro – Parusia e novos céus e nova terra; 17 de novembro – Ressurreição ou reencarnação? e 24 de novembro – Crer, esperar e amar.

A Catedral Santa Teresa fica localizada na Rua Os 18 do Forte, número 1811, no Centro de Caxias do Sul. Os interessados poderão se inscrever na Secretaria da Catedral pelo telefone (54) 32212564. (FB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas