Gaudium news > Congresso nos EUA reflete sobre a importância da transmissão da Fé às novas gerações

Congresso nos EUA reflete sobre a importância da transmissão da Fé às novas gerações

Fargo – Estados Unidos (Quarta-feira, 30-07-2014, Gaudium Press) Uma vez por ano, representantes das comunidades img.jpgcatólicas de nativos norte-americanos se reúnem em torno da figura de Santa Kateri Tekakwitha para animar sua piedade e avaliar os desafios próprios em seu caminho de Fé. O Congresso Tekakwitha 2014 ocorreu na cidade de Fargo (Estados Unidos), entre os dias 23 a 27 de julho e teve como um dos temas principais de reflexão a importância da transmissão da Fé às novas gerações.

O Congresso contou com a presença do Arcebispo de Filadélfia, Dom Charles Chaput, membro da tribo Prairie Band da Nação Potawatomi e primeiro Arcebispo nativo americano. O lema do encontro foi “Caminhar com humildade” e incluiu jornadas de oração, conferências centrais e trabalhos em grupos. A história dos católicos nativos, a vocação de serviço e as perspectivas de futuro para as comunidades de Fé foram os eixos centrais da reflexão e do diálogo.

A conversa “em círculos” permitiu abordar abertamente os problemas e desejos dos nativos norte-americanos. “Nossos jovens estão perdendo suas conexões culturais e religiosas”, advertiu uma das participantes nas sessões de trabalho, manifestando o desafio que representam as novas gerações sob o influxo da cultura atual. “Não os estamos motivando suficientemente a assistir a catequese e a Missa”, acrescentou. Outros expressarão seu desejo de ter mais vocações sacerdotais em suas comunidades, assim como um maior número de religiosas e leigos comprometidos.

Os esforços das comunidades são apoiados pelo Secretariado de Diversidade Cultural na Igreja da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos. Como representação desta instituição, participou o Padre Henry Sands, sacerdote de Detroit e proveniente das comunidades Ojibwe, Ottawa e Potawatomi. Os Bispos de St. Cloud, Dom Donald Kettler, e de Fargo, Dom John Folda, também estiveram presentes no encontro e presidiram as Missas do segundo e terceiro dia do evento. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas