Gaudium news > Bolívia poderá ter sua primeira Beata

Bolívia poderá ter sua primeira Beata

La Paz – Bolívia (Quarta-feira, 30-07-2014, Gaudium Press) – A Serva de Deus Virginia Blanco poderá tornar-se a primeira boliviana declarada Bem-aventurada pela Igreja Católica.

Foi dado um passo a mais para que ela possa ser declarada Beata, quando os Consultores Teólogos da Congregação para as Causas dos Santos emitiram unanimemente seu parecer favorável ao reconhecimento de que a Serva de Deus viveu exemplarmente a prática do exercício heroico das virtudes.

O pedido feito pelos Bispos bolivianos, através da Conferência Episcopal Boliviana, aos consultores da Congregação para a Causa dos Santos, em abril de 2013, teve peso nesta decisão.

Na carta os Bispos afirmam: “Nós Bispos da Bolívia, queremos recomendar vivamente a causa de beatificação da Serva de Deus Virginia Blanco, nascida e falecida em Cochabamba – Bolívia (1916 – 1990) para que o processo de beatificação possa chegar a bom termo o quanto antes possível”.

A carta ainda recordava o juízo unânime de pessoas e associações que conheceram e testemunham ter visto na Serva de Deus Virgínia o exemplo e modelo de leiga consagrada, humilde e simples, dedicada à piedade, evangelização e caridade.

O documento episcopal a descreve como tendo servido desde muito jovem como catequista de crianças, adolescentes e adultos que os preparava para receber os sacramentos com exemplaridade e dedicação por mais de 40 anos.

Virginia Blanco participou da Ação Católica Boliviana, foi Presidente da Juventude Feminina Católica desde 1941 e também Presidente da Associação de Mulheres Católicas de 1961 até 1990, quando morreu.

A resolução dos Consultores Teólogos não é o termo final do processo de Canonização. Ainda é necessária uma confirmação dos Cardeais Consultores e do Papa para que venha a ser considerada “Venerável”. Ou seja, estará proclamada como uma fiel que exercitou as virtudes cristãs em grau heroico.

Para ela ser apresentada como Beata ainda falta uma caminhada. É necessário que um milagre seja atribuído a sua intercessão diante de Deus.

Depois disso Virgínia Blanco poderia ser venerada como a primeira Beata boliviana. Sem dúvida, um fator de afervoramento do povo boliviano. (JSG)

Da Redação, com informações ACI

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas