Gaudium news > Catedral de Colônia celebra os 850 anos do translado das relíquias dos Reis Magos

Catedral de Colônia celebra os 850 anos do translado das relíquias dos Reis Magos

ReliquiasReyesMagos_Arminia_CC_BY-SA_3_0.jpg

Colônia – Alemanha (Quarta-feira, 30-07-2014, Gaudium Press) O Cardeal Angelo Scola, Arcebispo de Milão (Itália), foi nomeado pelo Papa Francisco como seu enviado especial para a celebração dos 850 anos do translado das relíquias dos Reis Magos de Milão até Colônia (Alemanha), que ocorre no dia 28 de setembro deste ano.

As relíquias dos Reis Magos

A história da Igreja narra que Santa Helena, mãe do imperador Constantino, encontrou as relíquias dos Reis Magos na cidade de Sabá e as transladou até Constantinopla (hoje Istambul), capital do Império Romano.

Passados três séculos, o então Bispo de Milão, São Eustorgio, viajou a Constantinopla para que o imperador aceitasse sua nomeação episcopal e este lhe presenteou com as relíquias dos três Reis que retornaram com ele a cidade italiana.

No entanto, quando o imperador Barbarossa sitiou Milão, o Arcebispo de Colônia, Rainald von Dassel, descobriu que uma igreja milanesa custodiava as relíquias. A abadessa deste convento, irmã do prefeito da cidade, prometeu a Von Dassel lhe entregar as relíquias para que ele, em troca, protegesse a vida de seu irmão da fúria do imperador.

Após o ataque a cidade, o Arcebispo de Colônia pediu somente uma recompensa ao imperador: que permitisse a Abadessa abandonar a cidade de Milão com tudo aquilo que pudesse carregar sobre seus ombros. O imperador enfureceu-se ao perceber que ela levava seu irmão sobre as costas. A abadessa cumpriu com sua parte do trato e desta forma as relíquias puderam chegar a Colônia.

A Catedral de Colônia

O Santuário dos Reis Magos do Oriente, situado na Catedral de Colônia, é o maior e artisticamente mais significativo e ambicioso relicário da Idade Média. A ornamentação do templo inclui ouro e prata, figuras douradas, pedras preciosas, colunas, arcos e painéis de filigrana. Episódios da história da salvação são apresentados nas imagens distribuídas por todo o recinto. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas