Gaudium news > Ao iniciar o mês vocacional, Arcebispo de São Paulo fala sobre vocações

Ao iniciar o mês vocacional, Arcebispo de São Paulo fala sobre vocações

São Paulo (Quinta-feira, 31-07-2014, Gaudium Press) “Jesus recomendou que rezássemos intensamente ao ‘Senhor da messe’, para que envie operários à sua messe”, disse o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, em seu mais recente artigo, publicado esta semana.

De acordo com o purpurado, a oração em prol das vocações e aos serviços da missão da Igreja deve se manter Dom Odilo Sherer.jpgconstante, ainda mais pelo fato de que no Brasil, mais precisamente neste mês de agosto, dedicamos orações especialmente pelas vocações aos ministérios, serviços e a vida consagrada na Igreja.

“A falta ou a escassez dessas vocações tornaria difícil a realização da missão da Igreja. Por aí entendemos a insistência de Jesus: ‘pedi ao Senhor da messe…'”, disse Dom Odilo.

O Cardeal acredita que, ao recebermos o Espírito Santo, ou “Espírito de santidade”, somos capacitados a levar uma vida na santidade, e por isso, aqueles que são batizados e ajudados pela graça de Deus, devem cultivar a santidade recebida e crescer nela através das atitudes e comportamentos devidamente coerentes com esse dom.

Dom Odilo observou ainda que a “santidade e pecado continuam marcando nossa vida, enquanto estamos neste mundo”, pois “somos marcados por fraquezas e sujeitos ao pecado e temos a necessidade de recorrer continuamente à misericórdia divina, pedindo o perdão”.

Contudo, prosseguiu, isso não impede que cresça em santidade quem se renova na graça de Deus.

“Todos os cristãos, de qualquer estado de vida, são chamados a progredir na caridade e na plenitude da vida cristã. E a santidade do povo de Deus expande-se no meio da comunidade humana, com abundantes frutos de virtude. O verdadeiro santo nunca beneficia apenas a si mesmo, mas à inteira comunidade humana na qual está inserido. Por aí entendemos bem a palavra de São João Paulo II, em Florianópolis: ‘o Brasil precisa de muitos santos!'”, destacou.

Concluindo, o Arcebispo de São Paulo lembrou que as vocações são tidas como “caminhos especiais de santificação e para a realização da única e básica vocação de todos os batizados: a santidade”, sendo que “as vocações autênticas são, ao mesmo tempo, animadas pelo desejo e a disposição para viver a santidade”.

“No mês de agosto, rezemos para ter uma consciência sempre mais clara da nossa altíssima vocação: ser santos. Havendo maior desejo e busca da santidade entre todos os batizados, também haverá mais vocações sacerdotais, religiosas, laicais e consagradas de todos os carismas”, finalizou Dom Odilo. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas