Gaudium news > Francisco celebra Missa de encerramento da VI Jornada Asiática da Juventude

Francisco celebra Missa de encerramento da VI Jornada Asiática da Juventude

Haemi – Coreia do Sul (Segunda-feira, 18-08-2014, Gaudium Press) Em seu penúltimo dia na Coreia do Sul, o Papa Francisco presidiu a Celebração Eucarística Solene de conclusão da VI Jornada Asiática da Juventude.

Realizada no Santuário do “Mártir desconhecido” no Castelo de Haemi, a Missa reuniu cerca de 40 mil jovens vindos de cerca de 23 nações do continente asiático.

img_Papa.jpg
PAPA FRANCISCO NA COREIA DO SUL, MISSA, VI JORNADA ASIATICA DA JUVENTUDE

Em sua homilia, pronunciada no idioma inglês, o Pontífice baseou-se na segunda parte do tema central da VI Jornada da Juventude da Ásia, que diz respeito “A glória dos mártires resplandece sobre vós”. Segundo ele, estas palavras são como uma consolação e impulso para todos nós.

“Jovens da Ásia, vocês são herdeiros de um grande testemunho, de uma preciosa confissão de Fé em Cristo. Ele é a luz do mundo, a luz da nossa vida! Os mártires da Coreia, e tantos outros da Ásia, sacrificaram suas vidas ao Senhor, dando-nos testemunho de que a luz da verdade de Cristo afugenta todas as trevas e o amor de Cristo triunfa glorioso. Cientes da sua vitória sobre a morte, vocês podem enfrentar o desafio de ser seus discípulos, hoje, nas situações de vida em que vivemos e no nosso tempo”, exortou.

Quando referiu-se a outra parte do tema do evento jovem, “Juventude da Ásia, levanta-te!”, o Santo Padre afirmou que esta frase representa para nós um dever, uma responsabilidade, pois a Ásia, cercada de ricas tradições filosóficas e religiosas, continua a apresentar uma grande limitação e espera pelo testemunho dos seus fiéis.

Logo depois, o Papa disse as seguintes palavras a multidão de jovens:

“Filhos e filhas deste grande continente, vocês têm o direito e o dever de participar plenamente da vida das suas sociedades. Não tenham medo de levar a sabedoria da Fé a todos os campos da vida social! Como jovens asiáticos e cristãos, vocês sabem que o Evangelho tem o poder de purificar, elevar e aperfeiçoar seu patrimônio cultural.”

O Pontífice pediu para os jovens deixarem que Cristo “transforme seu otimismo natural em esperança cristã; a sua energia em virtude moral; a sua boa vontade em amor genuíno!”, para que assim, a juventude se torne um dom para Jesus e o mundo.

img.jpg
Multidão de fiéis sul-coreanos cumprimenta o Santo Padre | Foto: Rádio Vaticano

 “Vocês não são apenas o futuro da Igreja, mas parte necessária e amada do presente da Igreja! Logo, permaneçam unidos e se aproximem mais de Deus; empreguem seus esforços para a edificação de uma Igreja mais santa, missionária e humilde, buscando servir os pobres, os excluídos, os enfermos e os marginalizados.”

Ainda, reforçando o tema central da Jornada Asiática, “Levante-se!”, o Papa Francisco solicitou para que os fiéis sul-coreanos saíssem pelo mundo afora e transmitissem a Palavra do Senhor, para, desta forma, todos alcançarem a misericórdia de Deus.

“Queridos jovens da Ásia, faço votos de que, unidos a Cristo e à Igreja, vocês possam trilhar este caminho, que, certamente, lhes causará tanta alegria. Dirijam seus olhares a Maria, nossa Mãe, que deu Jesus ao mundo. Digam-lhe que vocês também querem receber Jesus e levá-lo aos outros, servi-lo fielmente e a honrá-lo, em todo tempo e lugar, aqui na Coréia e na Ásia inteira”, concluiu.

Prestes a finalizar a Celebração Eucarística Solene, o Presidente da Federação das Conferências Episcopais da Ásia, Cardeal Oswald Gracias, e o Presidente da Conferência Episcopal Coreana, Dom Peter U-il Kang, saudaram e agradeceram o Pontífice pela sua visita apostólica ao país.

Em seguida, foi anunciada oficialmente a Indonésia como o local da próxima Jornada da Juventude da Ásia, em 2017.

Encerrada a Santa Missa, o Papa regressou de trem a Seul, onde pernoitou na Nunciatura Apostólica. (LMI)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas