Gaudium news > “Os leigos são Igreja povo de Deus”, afirma o Bispo de Erexim

“Os leigos são Igreja povo de Deus”, afirma o Bispo de Erexim

Erexim – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 21/08/2014, Gaudium Press) Dom José Gislon, Bispo da Diocese gaúcha de Erexim e Administrador Apostólico da Diocese catarinense de Chapecó, escreveu o artigo “A fé nos faz irmãos, povo de Deus”. Ele afirma que neste mês vocacional quer trazer presente a figura dos leigos e leigas, que através da vivência do Batismo, dão testemunho de fé no mundo.

Segundo o Prelado, a noção de Igreja povo de Deus, desenvolvida a partir do Vaticano II, resgatou o papel do leigo na Igreja. O leigo “é o cristão maduro na fé, que fez o encontro pessoal com Jesus Cristo e se dispôs a segui-lo com todas as consequências dessa escolha; é o cristão que adere ao projeto do Mestre e busca identificar-se sempre mais com sua pessoa; é o cristão que se coloca na escuta do Espírito, que envia à edificação da comunidade e à transformação do mundo na direção do Reino de Deus”. (CNBB 107)

Dom Gislon recorda que, visitando as comunidades da região, percebeu cada vez mais, que o papel e o engajamento dos leigos na Igreja é fundamental, para se ter comunidades vivas, orantes, solidárias e missionárias. Para ele, o processo de envolver os leigos numa participação mais ativa na vida da Igreja, a partir do Vaticano II, fortaleceu o sentido de pertença dos batizados à Igreja, ao mesmo tempo cresceu a consciência de que os leigos são Igreja povo de Deus. Conforme o Bispo, a tomada de consciência desta responsabilidade laical, que nasce no Batismo e da Confirmação, favorece o engajamento na vida da comunidade.

“Mas os leigos também são chamados a descobrir e alimentar uma espiritualidade apropriada à sua vocação. Não se trata de fugir das realidades temporais para encontrar a Deus, mas de encontrá-lo ali, em seu trabalho, junto à sua família e na sua comunidade. Não podemos esquecer que a espiritualidade cristã sempre terá por fundamento os mistérios da encarnação e da redenção de Jesus Cristo”, avalia.

Por fim, o Prelado agradece aos leigos e leigas, que através do Batismo, formam o corpo da Igreja Diocesana de Erexim. Mas, de acordo com ele, não poderia deixar de estender seus agradecimentos, de forma toda especial, aos milhares de leigos e leigas, que na disponibilidade de servir, por amor ao Senhor Jesus, estão empenhados e comprometidos no serviço aos irmãos em nossas comunidades.

“Quero recordar também com afeto de todos aqueles e aquelas, que por muitos anos contribuíram com seu trabalho e pelo testemunho de fé com a nossa Igreja. Sei que muitos hoje já não podem mais participar ativamente da vida da comunidade, mas continuam alimentando uma vida espiritual e de comunhão com o Senhor Jesus”, conclui. (FB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas