Gaudium news > Panamá acolhe procissão mariana intitulada “Evangelizando a Esperança”

Panamá acolhe procissão mariana intitulada “Evangelizando a Esperança”

Cidade do Panamá – Panamá (Quinta-feira, 21-08-2014, Gaudium Press) Como ocorre anualmente, no dia 09 de setembro a Cidade do Panamá (Panamá) se prepara para a tradicional procissão com a imagem de Santa Maria La Antigua, Padroeira do país centro-americano. Ao celebrar-se os 501 anos da primeira Diocese de Terra Firme da América -dedicada precisamente a esta invocação mariana-, novamente as ruas panamenhas renderão uma homenagem a Mãe de Deus com a procissão mariana. 

view (1).jpg

Sob o lema “Evangelizando a Esperança”, o encontro com Santa Maria La Antigua se iniciará às 15h30 na Plaza 5 de Mayo de onde se partirá em procissão com a imagem de Nossa Senhora até a Praça da Catedral. Já às 17h terá lugar uma Solene Eucaristia na Catedral Metropolitana, que será presidida Dom José Domingo Ulloa Mendieta, Arcebispo de Panamá.

Além da procissão até a Catedral Metropolitana, por ocasião da festa mariana, é costume realizar procissões aquáticas que se desenvolvem pela faixa costeira na capital panamenha.

A primeira invocação mariana que chegou ao Panamá

A comemoração mariana tem um grande significado para os fiéis panamenhos, já que a imagem de Santa Maria La Antigua foi a primeira invocação que chegou ao Panamá em princípios do século XVI e está ligada com a criação da Arquidiocese panamenha. 

view.jpg

A efígie se encontrava na capela lateral da Catedral de Sevilha (Espanha), e chegou ao Istmo do Panamá no ano de 1510 tendo por primeira casa um povoado no Darién, que recebeu logo o nome de Santa Maria La Antigua, por uma promessa que os conquistadores espanhóis Vasco Núñez de Balboa e Martín Fernández de Enciso fizeram a Nossa Senhora

Alguns anos depois, no dia 9 de setembro de 1513, o Papa Leão X criou a primeira Diocese em Terra Firme em Santa Maria La Antigua, elevando a capela dedicada a Virgem à Catedral, sendo naquele então uma Diocese sufragânea da Arquidiocese de Sevilha.

Mais adiante, no dia 15 de agosto de 1519 foi fundada a Cidade do Panamá, e em 1524 se transladou para lá a Diocese de Santa Maria La Antigua, assim como a invocação mariana. 

view (2).jpg

A venerada imagem de Nossa Senhora de la Antigua, que reflete a influência bizantina da cidade de Sevilha, representa a Virgem Maria em pé e vestindo uma túnica e manto que cobre totalmente sua cabeça. Em sua mão esquerda sustenta o Menino Jesus, a quem olha sutilmente com ternura, e porta em sua mão direita uma flor.

No ano passado, por ocasião dos 500 anos da primeira Diocese em terra firme, foram realizadas várias homenagens em honra à Nossa Senhora de la Antigua. Entre elas uma procissão com a venerada imagem pelas Dioceses do país centro-americano, caravanas, procissões e Celebrações Eucarísticas; todas iniciativas em ação de graças pelas bênçãos de Deus, através de Maria, para o povo panamenho.

As comemorações, que foram iniciadas em novembro de 2012, se encerraram oficialmente em fevereiro do presente ano, com a presença do Cardeal Antonio Cañizares Llovera, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas