Gaudium news > Bento XVI celebra Missa para seus ex-alunos de Teologia

Bento XVI celebra Missa para seus ex-alunos de Teologia

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 26-08-2014, Gaudium Press) Em uma Missa na igreja do Cemitério Teutón no Vaticano, o Papa emérito Bento XVI se reuniu com seu grupo de ex-alunos de Teologia, conhecido sob o nome “Ratzinger Schülerkreis”. Por volta de 40 integrantes participaram do encontro anual que os motiva ao estudo e debate de um tema teológico, que nesta oportunidade foi a Teologia da Cruz. Sua Santidade Bento XVI se absteve de participar nas conferências e debates -mantendo seu costume dos anos anteriores- e participou exclusivamente presidindo a Eucaristia de encerramento. 

Bento XVI.jpg

A maioria dos participantes provêm de países de fala alemã e são todos ex-alunos que prepararam suas teses sob a assessoria de Joseph Ratzinger, então um dos mais reconhecidos professores de Teologia na Alemanha. “Em 2005, quando o Cardeal Ratzinger se tornou Papa, um grupo de ex-estudantes o felicitou”, recordou o Padre Stephan Horn, em diálogo com o L’Osservatore Romano. Nessa ocasião ele me expressou seu desejo de continuar organizando o encontro anual em Castel Gandolfo”. Para cumprir esta vontade do Papa se criou a Fundação Joseph Ratzinger, Papa Bento XVI, encarregada de organizar e promover a reunião anual.

Segundo informou o Vatican Insider, em meio da vida de oração e recolhimento do Papa Emérito, sua atividade teológica continua de forma completa, testemunho disto seria uma resposta dada a um jornalista pelo Papa Francisco em sua viagem de regresso da Coreia do Sul. Segundo informou o próprio Pontífice, houve um encontro entre os dois Papas antes de sua viagem e “duas semanas antes, me havia enviado um interessante escrito, pedia minha opinião”. O Papa Francisco destacou do Papa emérito sua discreta contribuição: “é um homem de uma sabedoria (…) que faz bem escutá-lo”. O jornalista do Vatican Insider, Michelangelo Nasca, destacou que o Pontífice fazia referência a um documento escrito e que tinha destacado como interessante.

Em uma entrevista anterior ao encontro concedida a Rádio Vaticano, o Padre Horn explicou que a relação de Bento XVI com seus estudantes se mantinha intacta apesar das novas condições impostas por sua decisão de levar uma vida de oração distante da vida pública e caracterizada por uma notável discrição. Por este motivo os ex-alunos compreendem a ausência do Papa emérito nos debates teológicos e agradecem seu encontro na Eucaristia, onde se fortalece sua união espiritual com o grupo. “Se Deus quer, poderá celebrar a Missa com todos nós por muitos anos”, expressou o sacerdote. “Assim, porta consigo todas as nossas petições”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas