Gaudium news > O Perdão Celestiniano chega a sua 720ª edição

O Perdão Celestiniano chega a sua 720ª edição

L’Áquila – Itália (Quarta-feira, 27-08-2014, Gaudium Press) Desde o dia 23 de agosto ocorrem em L’Áquila, no coração de Abruzo (Itália), as celebrações que comemoram a 720ª edição do Perdão Celestiniano, iniciativa com a qual o Papa Celestino V estendeu amplamente as graças da Indulgência Plenária aos participantes de sua coroação pontifícia ocorrida no dia 29 de agosto de 1294.papa_celestino_v.jpg

Os fiéis que participarem destas comemorações nos próximos dias poderão obter a Indulgência Celestiniana visitando a Basílica de Santa Maria de Collemaggio na véspera do dia 28 de agosto até o dia 29, e participando dos sacramentos, além de orar pelas intenções do Santo Padre. Uma celebração que contará com a presença do Cardeal Ennio Antonelli, Presidente Emérito do Pontifício Conselho para a Família, que estará em representação do Papa Francisco.

Foi precisamente em 1294 que o Papa Celestino V outorgou as graças espirituais do perdão mediante a Bula Pontifícia ‘Inter sanctorum solemnia’ do dia 29 de setembro -conhecida como a ‘Bula do Perdão’-, com a qual estendeu o dom do perdão a toda a humanidade sem distinção com duas únicas condições: ingressar pelo arco da Basílica de Santa Maria de Collemaggio entre a noite do dia 28 e 29 de agosto de cada ano e estar verdadeiramente arrependido e confessado.

Tudo em uma época na qual a indulgência estava ligada com a especulação e ao dinheiro, e introduzindo um novo conceito relacionado com a paz, a solidariedade e a reconciliação.

Justamente, sobre a importância desta graça para a época do Papa Celestino V fez referência Dom Carmelo Pagano Le Rose, membro do Comitê do Perdão da Comunidade de L’Áquila, que foi entrevistado pela Rádio Vaticano: “No tempo de Celestino V as indulgências plenárias se concediam por meio da eleição de atos penitenciais muito desafiantes e, de modo especial, era concedida àqueles que empreendiam a grande peregrinação a Terra Santa, que muitas vezes implicava risco para a própria vida em um caminho difícil. Agora, Celestino quer que em L’Áquila, em recordação do início de seu pontificado, a misericórdia de Deus beneficie de maneira abundante, e o perdão, a reconciliação, a vida evangélica penitente e simples venha com grande força como fonte de renovação da vida cristã”.

papa_celestino_v_2.jpg

Um acontecimento que ainda hoje se vive de maneira muito especial em L’Áquila, segundo comentou Carmelo Pagano: “O Perdão é uma ocasião importante para conhecer e viver a cidade de L’Áquila. A cidade experimenta um intenso momento de vida cultural, espiritual e de animação social. E todos podem imaginar quanta necessidade tem hoje a cidade deste momento de respiro que reconstitua de maneira pacífica seu tecido social (…) esta cidade tem necessidade de renascer como centro de cultura, de Fé e de humanidade. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas