Gaudium news > Diocese gaúcha inaugura o Museu Dom José Barea

Diocese gaúcha inaugura o Museu Dom José Barea

Caxias do Sul – Rio Grande do Sul (Quarta-Feira, 27/08/2014, Gaudium Press) A Diocese de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, em comemoração aos seus 80 anos de história, irá inaugurar no dia 23 de setembro o Museu Diocesano Dom José Barea, no subsolo do Bispado. O Ano Jubilar da diocese, que tem como lema “Ainda tens um longo caminho a percorrer”, teve início no dia 19 de março e se encerrará no dia 6 de setembro.

Segundo a assessoria de comunicação da diocese gaúcha, o museu contará com acervos de arte sacra católica, como vestes litúrgicas, imaginária sacra, fotografias, objetos antigos de uso cotidiano e litúrgico da Igreja de Caxias do Sul. O material passa por higienização, catalogação e preservação técnica, realizados por uma equipe formada por arquiteto, especialista em bens culturais, museóloga e técnicos em conservação e restauro.

Para o Bispo de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, um museu de arte sacra católica é importante para valorizar a história preservada em igrejas, capelas, seminários, escolas, a fim de que a atual e as futuras gerações saibam compreender e contemplar a cultura religiosa local.

Ainda dentro dos projetos do Ano Jubilar, e para marcar os 30 dias que antecedem a inauguração do museu, no último dia 23 de agosto foi lançado uma fanpage do espaço, que será composta por fotografias em processo de conservação e restauro, bem como pelos registros das etapas de montagem e organização do espaço museal.

Com relação a fanpage, Dom Ruffinoni afirmou: “Estamos nos inserindo no mundo virtual também, despertando o interesse de diversos públicos para a história da Diocese”. O endereço da fanpage é: /MuseuDomJoseBarea. Mais informações por meio do telefone (54) 91682105.

História da diocese de Caxias do Sul

A Diocese gaúcha foi criada no dia 8 de setembro de 1934, pela Bula “Quae Spirituali Christifidelium” do Papa Pio XI, desmembrada da arquidiocese de Porto Alegre. Em 10 de novembro de 1966, por decreto da Sagrada Congregação Consistorial, passou a se chamar Diocese de Caxias Do Sul.

O 1º bispo foi Dom José Barea (1936 -1951), e o 2º foi Dom Benedito Zorzi (1952-1983). No dia 15 de agosto de 1959, o território do município de Mussum e do distrito de Santa Lúcia do Piai, foram anexados à Diocese de Caxias do Sul. Atualmente, a diocese conta com 73 paróquias, 983 Comunidades-Igreja e um santuário diocesano, o Santuário Nossa Senhora do Caravaggio.

A Diocese é constituída pelos seguintes municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Cambará do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Jaquirana, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Parai, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Teresa, São Francisco de Paula, São Jorge, São Marcos, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata. Além destes, compreende ainda parte dos municípios de São Valentim do Sul e Imigrante. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas