Gaudium news > Livro destaca a importante contribuição social das escolas católicas nos EUA

Livro destaca a importante contribuição social das escolas católicas nos EUA

Chicago – Estados Unidos (Quarta-feira, 27-08-2014, Gaudium Press) Uma interessante visão da contribuição da educação católica no conjunto da sociedade foi elaborada pelas academias da Escola Leyes de Notre Dame Nicole Stelle Garnett e Margaret Brinig. As autoras destacam o forte impacto que significa para uma comunidade o fechamento de uma escola católica, situação que recorda um grande número de benefícios que frequentemente passam desapercebidos pela sociedade. O título do texto é bastante expressivo desta realidade: “Lost Classroom, Lost Community” (Classe perdida, comunidade perdida).escolas_catolicas_nos_eua.jpg

O texto, publicado pela editora University of Chicago Press, foi destacado recentemente em um evento do University Club de Chicago e contêm uma análise técnica de dados que confirmam o que professores e diretores percebem por sua experiência: a escola católica tem uma grande importância para a vida geral da comunidade e sua perda traz consigo graves males.

Garnett explicou, segundo informou o periódico arquidiocesano Catholic New World, que a ideia do texto se inspirou em um encontro sobre a importância das escolas confessionais. O objetivo era provar de forma empírica as teses expostas pelos participantes, para o qual elegeram a cidade de Chicago. “Buscávamos lugares que tiveram muitas escolas católicas, onde estas escolas foram muito importantes e onde várias escolas tiveram que fechar”, comentou. “Tentamos comparar o que ocorria em bairros onde permaneciam abertas com bairros nos quais foram fechadas.”

Ao confirmar os efeitos nocivos para as comunidades, sobretudo em lugares onde a escola católica permanece como a última instituição verdadeiramente funcional. “Não é surpreendente que tudo entre em colapso”, explicou Garnett. “E é o que está sucedendo. E conduz eventualmente, sem surpreender, a uma séria criminalidade”. As autoras não propõem que as escolas católicas sejam suficientes para solucionar graves problemáticas sociais, mas defendem sua promoção e proteção. “Nossa tese é muito mais modesta: os bairros urbanos são melhores com suas escolas católicas que sem elas”, afirmou.

O estudo não foi realizado exclusivamente em Chicago. Dados da cidade de Filadélfia foram incorporados (com resultados muito similares) e posteriormente de Los Angeles. Esta última cidade mostrou um comportamento distinto já que as escolas católicas não estão ligadas com a fundação das comunidades mas a seu crescimento populacional. Os resultados expostos no livro, afirmou a co-autora, podem apoiar os esforços de apoio para as instituições educativas tendentes a freiar os fechamentos das escolas e sua disponibilidade para as crianças de ambientes urbanos de baixos recursos. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas