Gaudium news > Diocese de Novo Hamburgo promove 16ª Semana Teológica

Diocese de Novo Hamburgo promove 16ª Semana Teológica

Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 29/08/2014, Gaudium Press) A Diocese de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, juntamento com as Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), promoverão de 8 a 11 de setembro, das 19h30 às 22h, a 16ª Semana Teológica, no Centro de Cultura Lúcio Fleck, no município de Sapiranga. A atividade visa discutir e aprofundar as questões em torno da dignidade humana, do biodireito, da ciência genética e dos impactos dos avanços da tecnologia sobre a qualidade de vida do ser humano.

Segundo a organização do evento, a semana tem como meta verificar como a vida humana é valorizada, qual a dignidade ou a importância que lhe é atribuída nas diferentes relações que são estabelecidas pelas pessoas. Além disso, também serão discutidas as diferenças, ou seja, como contemplar as questões de gênero, raça, religião, aborto, eutanásia, entre outras questões.

O evento pretende construir aprofundamentos sobre a temática da Dignidade Humana e da Qualidade Comportamental das pessoas frente à vida humana. Com relação à Bioética, a coordenação da semana explica que será refletido como a vida se comporta no ser humano, do nascimento à velhice, e de como as pessoas se comportam diante da vida, como elas cuidam da vida e qual o valor que é dado às diferentes expressões desta vida.

A programação da semana terá início no dia 8 de setembro, com os temas “Perspectiva Antropológica”, “Vida, Pessoa e Ser humano” e “Modelo Personalista”. O palestrante será o Padre Cláudio Vicente Immig, que é doutor em Teologia Moral pela Pontificia Università Lateranense – Accademia Alfonsiana – Itália e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

No dia 9 de setembro, serão refletidos os seguintes assuntos: “Biodireito – Abordagem geopolítica”; “Dignidade da Pessoa Humana na Constituição Brasileira”; “Legislação Brasileira quanto à dignidade da vida humana” e “Políticas em favor da vida”. Quem estará prestando assessoria sobre esses temas será a Dra. Genacéia da Silva Alberton, que é Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e desembargadora do Tribunal de Justiça.

No terceiro dia de atividade, no dia 10, o palestrante será o Dr. José Roberto Goldim, que é orientador de doutorado, doutor em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e biólogo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. As temáticas abordadas serão: “O impacto da tecnologia na vida humana” e “A revolução Genética, Eugenia e o papel da Biologia na definição de humano”.

No dia 11 de setembro, o tema será “Caracterização da atual situação pastoral da Igreja”, dando enfoque ao aborto, eutanásia e homossexualidade. O palestrante será o Padre José Monteiro Filho, que é mestre em Bioética pela Pontifical Athenaeum Regina Apostolorum, na Itália. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas