Gaudium news > "Ser catequista é uma nobre missão", afirma Bispo de Erexim

"Ser catequista é uma nobre missão", afirma Bispo de Erexim

Erexim – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 29/08/2014, Gaudium Press) “O caminho da Fé” é o título do artigo de Dom José Gislon, Bispo da Diocese gaúcha de Erexim e Administrador Apostólico da Diocese catarinense de Chapecó. No texto, ele afirma que em agosto fomos convidados a refletir sobre as várias formas de vocação, e, para este último final de semana do mês, ele gostaria de lembrar os jovens e os catequistas, ambos protagonistas em uma caminhada de fé.

Segundo o Prelado, o jovem no seu percurso de crescimento investe no seu amanhã, na sua formação profissional e na busca de valores que o realizem e deem sentido à sua vida, e cabe à família e às instituições ajudarem o jovem neste percurso formativo. Para o Bispo, a Igreja, como mãe que acolheu pelo batismo um novo filho, não deve abandoná-lo, mas oferecer-lhe um percurso formativo de crescimento na fé, para que o mesmo possa sentir-se cada vez mais envolvido numa comunidade e protagonista na caminhada da Igreja.

Dom Gislon recorda que na sua recente viagem à Coreia do Sul, no encontro com os jovens da Ásia, o Papa Francisco falou da importância dos jovens na vida da Igreja: “Como jovens cristãos – quer sejais trabalhadores ou estudantes, quer tenhais já iniciado uma profissão ou respondido à chamada para o matrimônio, a vida religiosa ou o sacerdócio -, não constituís parte apenas do futuro da Igreja: sois uma parte necessária e amada também do presente da Igreja! Permanecei unidos uns aos outros, aproximai-vos cada vez mais de Deus, e, juntamente com os vossos Bispos e sacerdotes, gastai estes anos na edificação duma Igreja mais santa, mais missionária e humilde, uma Igreja que ama e adora a Deus, procurando servir os pobres, os abandonados, os doentes e os marginalizados”.

Outra questão abordada pelo Bispo diz respeito ao fato de que as famílias são as primeiras protagonistas na formação espiritual dos filhos, mas no percurso de formação catequética das crianças e jovens, um papel importante também é reservado aos catequistas. De acordo com Dom Gislon, ser catequista é uma nobre missão, pois cabe a ele, de certa forma, apresentar Jesus e preparar as crianças e os jovens para acolhê-lo no coração e para a vida.

“Agradeço de coração aos catequistas e àqueles que trabalham com os jovens na nossa Diocese e em todo lugar. A vossa vida de fé, colocada a serviço do Reino, prepara o coração dos filhos da Igreja para acolherem Jesus que dará um novo sentido às suas vidas”, conclui o Prelado. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas