Gaudium news > Levam ao Vaticano réplica da Basílica de São Pedro elaborada com espigas de trigo

Levam ao Vaticano réplica da Basílica de São Pedro elaborada com espigas de trigo

papa_francisco_1.jpg

Redação (Sexta-feira, 29-08-2014, Gaudium Press) Esta semana, durante a tradicional Audiência Geral de quarta-feira que o Papa Francisco presidiu na Praça de São Pedro (Vaticano), um objeto de grande tamanho roubou a atenção dos milhares de fiéis ali presentes, do próprio pontífice e inclusive da Guarda Suíça, que quis imortalizar o momento em uma fotografia.

Tratou-se de uma réplica da Basílica e Praça de São Pedro elaborada por camponeses de Campocavallo (Osimo-Itália), com grãos e espigas de trigo para a tradicional Festa do “Covo” que ocorre a cada primeiro domingo de agosto em Campocavallo, e neste ano de 2014 esteve presente no Vaticano durante a Audiência Geral da última quarta-feira, 27.

papa_francisco_2.jpg

O “Covo” é um carro que apresenta todos os anos uma construção realizada com espigas de trigo pelos artesãos camponeses, e que representa sempre uma imagem religiosa, seja uma Igreja, um Santuário ou um lugar de culto, e este ano se quis construir uma réplica da Basílica vaticana.

“Eram anos que os hábeis mestres do Covo quiseram dedicar a mais importante Basílica do mundo: São Pedro. A ideia, acariciada com o tempo, foi adiada pela complexidade de sua realização, que impunha modificações estruturais à mesma carruagem. Bastava pensar na reprodução da imponente “Colunnata de Bernini” que abraça simbolicamente o mundo!”, expõem os realizadores da obra em sua página web.

papa_francisco_3.jpg

Mas logo -como continuam- chegou a eleição do Papa Francisco; “sua obra pastoral que sacudiu as consciências, sua familiaridade com todos, em especial com os pobres, sua bondade que deixou uma profunda impressão entre os crentes e não crentes”, levou aos mestres do ‘Covo’ a pensar na aventura de realizar a representação da Basílica de São Pedro, “coração universal da cristandade”.

Uma obra de arte que traz as tradicionais celebrações da Festa do ‘Covo’ -que se realiza desde o ano 1939 por iniciativa de um camponês, e onde a carruagem com a representação da Basílica sai em peregrinação, junto com as obras realizadas em anos anteriores, para render também uma homenagem à Nossa Senhora das Dores de Campocavallo, Padroeira do lugar-, chegou nesta ocasião também até o Vaticano para receber a admiração do Sumo Pontífice, mas, sobretudo, sua bênção. Uma graça do Céu que já haviam recebido de São João Paulo II em outras edições desta festividade.

papa_francisco_4.jpg

Lourdes, Fátima, a Basílica de Santa Maria dos Anjos de Assis, o Santuário da Virgem de Czestochowa da Polônia, e a Catedral de Santiago de Compostela, são outras das obras que foram representadas pelos mestres do ‘Covo’. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas